sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ei, A Educação Mandou Lembrança!



(by Cinthya)

A educação deveria ser algo que se desenvolvesse de forma natural nas pessoas. Deveria ser algo nato (ou será que ela é, e as pessoas se desvirtuam no decorrer da caminhada?). Não me refiro a educação escolar, a diplomas, títulos. Não. Para mim o mais importante numa pessoa não é, nem de longe, o grau de instrução que ela traz.
Não há pessoa mais agradável e desejável do que a pessoa educada. A educação é fina. Aquela educação que a gente aprende em casa quando a nossa mãe diz “Acabou de comer? Retire o prato da mesa” ou “Não pegue esse brinquedo porque ele não é seu. Peça permissão primeiro.” E tantas outras coisas simples que vão fazer uma diferença imensa na formação da criança.
É incrível como existem pessoas mal educadas no mundo. Chega a ser lastimável porque eu acredito piamente que muitas mazelas poderiam ser evitas se as pessoas tivessem um pouco mais de educação, um pouco mais de gentiliza e consciência do coletivo em que vivem. Se cada um tivesse a certeza de que o mundo não é o seu quintal, ou ainda, que mesmo que o mundo fosse o seu quintal, deveria estar limpo e organizado.
O pai sai com a criança e compra dois picolés. O pai tira o papel do picolé e joga no chão. A criança, é obvio, copia o pai e faz o mesmo. E vai crescer achando que isso é correto, normal, afinal de contas o Herói de Sua Vida assim o faz. Sempre fez. E nisso surgem as pessoas no ônibus coletivo jogando espigas de milho pelas janelas, crianças fazendo xixi nas calçadas, com o consentimento das mães. Mães que, trocando as fraldas dos filhos, deixam a fralda suja ali mesmo, no chão. Seja na calçada, seja no restaurante, seja onde for. Não importa. Elas simplesmente não podem procurar o lixeiro mais próximo ou ainda colocar a fraldinha suja numa sacola para se desfazer dela quando em casa chegar. E as crianças vão crescendo dentro desses conceitos torpes.
O resultado de tudo isso são adultos sem a menor noção de espaço. Adultos indisciplinados, avessos a regras, “profissionais” difíceis de se adaptarem em empresas que exijam o cumprimento de normas internas. Pessoas que vivem para si próprio, e acham que o correto é tirar proveito da situação, sempre.  Sentem orgulho por serem tão “espertos”. Mas na verdade, não têm noção do tamanho de sua pobreza.
E não há nada mais lamentável do que um ser humano pobre de espírito. A falta de educação em casa, aquela educação de “bom dia”, “boa tarde, “boa noite”, “com licença”, “desculpa”, “por favor”, “obrigada”... Aquela educação de guardar o brinquedo depois da brincadeira, de calar quando os pais estão falando, de entender o que é limite e aprender a viver com ele. De saber ouvir um “não” e saber que ele é a resposta e pronto.... É essa a educação que faz tanta falta no mundo!
Por que um Doutor formado em Harvard que não pede desculpas por ter esbarrado em alguém, que estaciona o carro na vaga para deficientes, que falsifica documentos para tirar vantagem em algum negócio, que come hambúrguer e joga o resto no chão, que fuma em ambiente coletivo, que entra nos locais sem cumprimentar as pessoas, que vê um idoso cheio de sacolas e não oferece ajuda, que (tendo oportunidade) usufrui do dinheiro público em benefício próprio... Uma pessoa dessas, sinceramente, em nada vai ajudar a melhorar o mundo. Em nada.
O mundo precisa de pessoas educadas. As pessoas precisam de educação e isso começa em casa. Não com teorias e conceitos. A gente forma filhos com exemplo, limites e comprometimento. Que sejamos os melhores amigos dos nossos filhos.
Senhores Pais, pelo amor de Deus, cuidem de suas crianças! Por que, muito mais do que pessoas com diploma, o mundo precisa de pessoas com moral. Primeiro a moral, a índole, a educação (bons modos), o respeito ao próximo, os valores. Sem isso, de nada valerão os diplomas.

13 comentários:

Lília disse...

O que mais me impressiona é que alguns pais que não dão educação aos seus filhos, depois reclamam do abuso deles, de serem afrontados por eles, mas não se recordam do mau exemplo que deram!

Concordo quando você diz para cuidarmos das nossas crianças, porque é exatamente isso, se hoje anda meio estranha a situação, só conseguiremos melhor isso, se investirmos naqueles que tomarão o nosso lugar!

Eu, sinceramente, não sei aonde vamos parar!

Selma Helena. disse...

Oi Cynthia!!!

Tava com saudade daqui!

Concordo com o que escreveu!
Eu também me pergunto a mesma coisa...

Beijos!!!

Selma

Anônimo disse...

Wow, this pаragraph iѕ nice, my yоunger
ѕіster іѕ analyzing ѕuch things,
sο І am goіng to let κnow hеr.
Here is my web blog :: Sensepil Hair Removal

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

ӏ am curiouѕ to find οut what blοg ρlаtform you
haѵe bееn utіlizing? I'm having some small security issues with my latest website and I'd like
to find somethіng more safеguarded.
Do you hаvе any recommendаtionѕ?

Негe iѕ my web blog :: v2 Cigs Review

Anônimo disse...

Hello colleagues, good post anԁ nice аrguments
сommented at this plаcе, I am
rеаlly enjοying by theѕe.

Here is my webpage :: V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

Make ρositive your ab belts havе а diversе toning program.



Here is my pаge: Suggested Internet site

Anônimo disse...

The flex waistband desires a load of customers.


Here is my weblog http://www.marsvenusatwork.com/

Anônimo disse...

I belіeνed this offеr you ωаs the аctual sweetеst aѕpect eνer.


Look іnto mу web-site: green Smoke e cig

Anônimo disse...

I won thiѕ kind οf κit out
of this websitе and also, sincе then i haven't had an additional cigarette. Every thing about it is absolutely really good. Batterys be very durable, flavours are really strong as well as the vape is amazing. I now additionally own one more ecig manufacturer that i can set my own juices in because this was the sole downside for me personally. but when i go out and when im at the job Green smoke is my own go to electronic cigarette. definatly reccomended if you are pleased with the tastes they supply

my site green smoke nicotine free

Anônimo disse...

Grеаtе pieces. Keep posting such kіnԁ of іnformаtіon оn your blog.
Im really impressed by your blοg.
Hello theгe, You've done an incredible job. I'll cеrtainly digg it аnd personally suggest tο
my friends. I'm sure they will be benefited from this site.

Feel free to visit my homepage www.sfgate.com

Anônimo disse...

Everything is very oρen wіth а
very clear explanаtion of thе challenges. It was truly іnformative.
Your site iѕ uѕеful. Thаnκ you for sharing!


My website ... http://insidewebs.com