terça-feira, 1 de julho de 2014

A Corneta Nossa de Cada Dia


Antes do inicio da Copa do Mundo, o temor era que as manifestações populares, e a famigerada violência que a acompanha, nos envergonhassem, assim como ocorreu no ano passado, durante a Copa das Confederações. Graças a meu Bom Deus e ao bom senso dos envolvidos, tudo não passou de ameaças. Depois, surgiram rumores de que não haveria Copa. A Copa não só está acontecendo como já ganhou o Status (no mundo) de melhor Copa de todos os tempos! Em termos de alegria, receptividade, organização, público, etc, etc... Agora, o que ecoa nas redes sociais é de que um grande esquema foi montado e o resultado da Copa já está definido. Dizem por aí que essa Copa foi comprada para que o Brasil fosse o Campeão. Bom, se isso realmente aconteceu, só esqueceram-se de avisar aos jogadores do Chile, porque no último sábado eles quase colocaram água no nosso chope. É muita falação!

Há quem pense que se você enxerga defeito em tudo e critica seja lá o que for, quem for e não importa se sua reclamação tem algum fundamento, você é inteligente. O importante é criticar pra ficar bem na fita! O que está parecendo é que ser do contra virou moda, se você critica a Copa, a Seleção, o governo, o vizinho, o trânsito, reclama do calor, do preço da gasolina, da novela, do chefe... Você fica respeitado, bem visto! Recebe 20 mil curtidas e 400 compartilhamentos. E isso faz de você uma pessoa importante.

Com a popularização das redes sociais e o poder de comunicação ainda mais extenso, vide que um número infinitamente maior de pessoas vê sua queixa, você vai receber o status de “Sujeito Culto”, o cara que é ligado, bem informado, aquele que não se deixa levar por qualquer conversa. Ledo engano! Você não será levado a sério se criticar as leis, reclamar da violência no trânsito, mas tem o hábito de ultrapassar outro carro em faixa contínua, anda acima da velocidade permitida, joga lixo na rua enquanto dirige, dirige embriagado, estaciona na vaga dos idosos e deficientes e não respeita a faixa de pedestre.

Não é justo execrar os políticos, a corrupção e o desvio de verba pública, se você fura fila, fica com o troco que a caixa do supermercado te deu a mais por uma falta de atenção, ou se aproveita da greve da PM pra saquear lojas de eletrodomésticos pra ter aquela TV de 50’’ que sempre sonhou, mas nunca teve condição de comprar. Você não está fazendo isso certo! Até para reclamar, ou melhor, principalmente para reclamar, você precisa ter o mínimo de embasamento.

Eu fiz uma breve pesquisa e descobri que na Copa de 1970, éramos 90 milhões de técnicos de futebol. Hoje, com as redes sociais em efervescência, descobri que somos 200 milhões de cientistas políticos, analistas econômicos, críticos de artes, mestres em lingüística, doutores em neurociência... E ainda há quem diga que o Brasil não investe em educação! rs é um país de pessoas muito “sabidas” que falam demais e nem sempre agem de acordo com o que pregam.

São muitas sandices que falam por aí, criticam a Seleção e o futebol meia-boca que eles têm apresentando. Nisso eu concordo em partes. Quem já viu Bebeto, Romário e Ronaldo Fenômeno em campo, aturar Fred é sofrido! Mas, é o que temos...  Então... Vamos apoiar! Pelo menos na minha casa, eu não tolero torcedor do contra. Apenas boas energias e correntes positivas são bem-vindas.

O que está claro nessa Copa do Mundo é que não existe jogo fácil. A atual campeã, e favorita ao título foi embora ainda na fase de grupos. Quem diria? Enquanto eu escrevia esse texto, a toda poderosa Alemanha, a Tri Campeã Mundial tomava um sufoco da inexpressiva Argélia. Mais cedo, a temida França (que cá pra nós não mete medo em mais ninguém) quase viu sua vaga ficar com a Nigéria que dominou boa parte do jogo. Então, não é exclusividade nossa passar no aperto. Que seja assim até a final e que fiquemos com a Taça!

Que o Brasil se una ainda mais e que as pessoas, parem de reclamar. Mau humor é chato de tolerar, ranzinzice é cansativa e cornetagem é irritante. Desejo que a única corneta que seja ouvida seja aquela bem barulhenta e que representa alegria. Que milhares de cornetas ecoem na comemoração de mais gols e na conquista do titulo de Hexacampeão Mundial.

Vai que dá, Brasil!!


* Na Bahia, corneta, corneteira e afins são gírias usadas para claissificar pessoas reclamonas que só sabem criticar.

Verônica

Nenhum comentário: