Eu
procurei na internet a pessoa que responde pelo Oriente Cinema no River
Shopping em Petrolina e não encontrei... Tentei por telefone, mas também não
consegui essa informação. Então, minha carta vai à quem possa levar esse apelo
ao responsável, ou aos responsáveis.
Na
última segunda-feira fui ao shopping com meus sobrinhos, assistir um filme na
sala 3D e vi uma cena que chamou minha atenção, e sinceramente, despertou minha
revolta. Eu nunca havia reparado que o cinema não é acessível aos portadores de
necessidades especiais. ACESSIBILIDADE: “Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas
presentes em uma determinada população. Visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras.” Essa palavra que já foi fortemente explorada
pela mídia e já o centro de muita discussão. Na arquitetura e no urbanismo já
foi alvo de muita preocupação e grandes modificações. O Progresso só não chegou
a Petrolina. (nesse sentido, que fique
claro)
Para
chegar ao lugar que estava eu precisei subir uns quinze degraus, mas graças a
DEUS tenho as duas pernas e tenho mobilidade em ambas. Consigo me locomover com
dificuldade e pude e escolher o lugar que mais me atraiu, mas e quem não
consegue?
Pois
bem, do lugar que estava, vi dois jovens carregar um senhor de mais ou menos
uns 70 anos idade que anda numa cadeira de rodas, por, pelo menos, uns três ou
quatro degraus numa dificuldade angustiante. Eu fiquei cansada e incomodada só
de ver a cena, imagina os jovens, imagina aquele senhor que precisou ser levado
nos braços porque queria exercer um direito que a Constituição Federal prevê: o
direito de ir e vir. Para uma coisa tão simples, foi uma dificuldade tão grande
porque além de não ter as rampas de acesso dentro da sala do cinema, as
poltronas também não foram projetadas para portadores de necessidades especiais.
Pois
vai meu recado ao responsável, ou responsáveis, pelo cinema:
Prezado
(s) Senhor (es)
Quando
o Cine River Shopping, através da franquia Orient Cinema, foi projetado, em
momento algum foi cogitada a possibilidade de serem feitas rampas de acesso para
pessoas que andam de cadeira de rodas? Em momento algum vocês pensaram que,
quem tem limitações de mobilidade também tem direito de freqüentar cinema? Caso
não tenha sido pensado, seria bom rever alguns conceitos.
A
simples ação de ir ao cinema assistir um filme não poderia, não deveria, ser
uma “missão impossível” ou “uma hora do espanto” deveria ser algo leve e
descomplicado e divertido como uma comédia romântica. Peço em nome daqueles que
por algum motivo, tiveram seus movimentos limitados, e suas vidas
transformadas. É nossa obrigação dar a essas pessoas uma facilidade de
locomoção oferecendo mecanismos, que a permitam ir e vir, aonde bem entenderem.
O
Cine River Shopping ostenta uma pompa de tecnologia de ponta, com as melhores
salas, com equipamentos de última geração, e etc. Afirmam e reafirmam que o
maior compromisso é com os cinéfilos da região, para oferecer melhores serviços
e o cliente é o mais importante. Mas, vocês esqueceram das pessoas que possuem
alguma deficiência, ou tiveram a mobilidade reduzida, temporária ou
permanentemente.
Conto
com o bom senso, com o tal compromisso com os clientes, de que vocês tanto
falam, para que as obras e serviços de adequação do espaço para pessoas com
dificuldade de locomoção sejam feitas e o cinema torne-se, realmente, um lugar
que todos possam frequentar.
Eu torço para que esse apelo chegue aos
responsáveis e que as modificações sejam feitas. Sem acessibilidade na há
inclusão.
Verônica
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