quinta-feira, 19 de julho de 2012

Aprendendo a controlar o ciúme


Lendo o site PXP Achei uma materia super bacana sobre o Ciúme resolvi dividir com vocês, vale à pena a leitura.

Verônica



COMO LIDAR COM O CIÚME? – O ciúme é um sentimento muito natural do ser humano. É comum ter medo de perder uma pessoa amada, mas se exagerado este sentimento pode minar outros sentimentos como o amor, provocar brigas, desentendimento, estresse e até mesmo se tornar doentio, patológico. Muitas pessoas acreditam que o ciúme é fundamental para o relacionamento, pois o ciúme moderado pode sinalizar cuidado e preocupação, mas a dose deste deve ser muito pequena para que o relacionamento não enfrente problemas futuros.

O sentimento começa a mostrar sinais de exagero quando há falta de confiança, quando o espaço não é respeitado e quando os pequenos e insignificantes detalhes tomam proporções inacreditáveis. O companheiro ciumento deixa de enxergar o outro e passar a se sentir proprietário, desrespeitando o espaço e a condição de ir e vir que todos têm direito.
É comum que o ciumento tenha esta característica por ter baixa auto-estima e por ser pouco confiante e muito inseguro, num relacionamento a dois, o parceiro pode tentar ajudar o outro a reconhecer suas qualidades e demonstrar que foi por elas que eles estão juntos, ou seja, ajudar o ciumento a reconhecer em si o que há de bom numa tentativa de controlar o sentimento negativo.

Quando o ciúme passa a ser um sentimento de posse, é preciso procurar ajuda, se possível de um profissional. Veja como identificar o ciúme excessivo com os sinais citados abaixo:
- Total desconfiança em relação ao comportamento do parceiro e de pessoas próximas.
- Desrespeitar a privacidade do outro. Investigar celular, e-mails, ligações e bolsos sem autorização prévia.
- Fantasiar situações. Passar a imaginar cenas de traição, infidelidade ou perigo para o relacionamento, este é um dos sinais que mais indicam perigo e necessidade de ajuda.
- Impedir que o outro faça programas sozinho, como sair com os amigos ou até mesmo ir ao mercado.
- Ter necessidade de saber a localização e onde o parceiro está a todo o momento, fazendo ligações constantes e até indo ao local onde ele está.
Uma vez detectados estes sinais, é hora de ter uma conversa franca e procurar ajuda o quanto antes. Manter uma boa relação a dois depende de esforço e dedicação mútua. Valorize os bons sentimentos e busque o melhor para você.

Um comentário:

Selma Helena. disse...

Oi Vevel!
Ciúme é ruim mesmo. Irmão ciumento, namorado, marido, pai, mãe, amigo...é certo que complica e por vezes estraga o relacionamento. Pra quem sofre o mais indicado é buscar ajuda e tentar identificar o motivo.
Beijos!
Selma.