terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

I L U S Ã O



"A ilusão é uma confusão dos sentidos que provoca uma distorção da percepção. A ilusão pode ser causada por razões naturais (mudança de ambiente, deformação do ambiente, mudança de clima, etc) ou artificiais (camuflagem, mimetismo, efeitos sonoros, ilusionismo, entre outros). Todos os sentidos podem ser confundidos por ilusões, mas as visuais são mais conhecidas. Uma vez que a percepção é baseada na interpretação dos sentidos, as pessoas podem experimentar ilusões de formas diferentes."

Fonte: Wikipédia

A ilusão parece algo tão inofensivo. Palavrinha pequena, sentimento 'bobo', que mal faz se iludir um pouco?? Não se engane. A ilusão é altamente nociva à nossa saúde mental.

Algumas vezes chega a ser confunda com sonhos, desejos, expectativa... O problema é que ao mentalizarmos algo, imaginamos esse algo perfeito e praticamente inalcançável. Muitas vezes perdemos oportunidades incríveis nas nossas vidas, por estarmos cultivando uma ilusão. Uma falsa esperança que não nos levará a nada.

Aquela pessoa que você ama tanto, o seu primeiro pensamento a acordar e o ultimo antes de dormir te trata com o maior desdém, você oferta amor, carinho, atenção e só recebe de volta desprezo, frieza, descaso... Mas, você acha que é fase e vai passar. Não vai! Uma pessoa que te trata assim não merece o seu carinho, a sua atenção, tampouco o seu amor...

A gente perde o maior tempão alimentando uma ilusão. Ela é assim, traiçoeira. Fica ali quietinha e pronta pra te enganar. Te fazer acreditar que o tempo mudará as pessoas como se uma 'mão invisível' fosse colocar tudo nos seus devidos lugares. O Laissez Faire. Como acreditava o Adam Smith. Não vai! Acorde!

Nós somos os únicos responsáveis por criá-las e alimentá-las. Ninguém nos impõe isso ou pede que a tenhamos. Nós é que sustentamos o sonho em busca do perfeito. Não alimente a ilusão ela é como uma planta carnívora, você alimenta, ela cresce e te devora. Simples assim.

Alimente os sonhos, os planos e os desejos...

Quando minimizamos a ilusão é que conseguimos viver harmonicamente. Percebendo que aconteça o que acontecer a caminhada não pode parar. Apesar das decepções você precisa continuar acreditando nas pessoas e isso faz parte da vida. Você precisa entender que ninguém, eu nisse NINGUÉM é perfeito. Você não é, e como anseia que o outro seja?

"O prazer pode apoiar-se sobre a ilusão, mas a felicidade repousa sobre a realidade." Chamfort


Verônica

5 comentários:

Mário Pires disse...

Perfeitamente dito! Criar expectativas de sonhos em outras pessoas, é perder seus sonhos e viver de ilusão. Nossos sonhos têm de ser nossos. Enfim, que seu post sirva de referência para seus visitantes. Boa semana! Grande abraço!

Leticia Nassinger disse...

Ótimo texto! Eu acho que a ilusão tb tem um pouco haver com imaturidade, já que pensamentos e atitudes que tive a 2 anos atrás nunca o faria agora com 29 anos, a experiência da vida nos previne de se iludir, principalmente por amo.

Hoje consigo ver minhas qualidade e meus defeitos e ser menos petulante e mais realista com a vida.

http://uma-mulher-de-fases.blogspot.com/

O Divã Dellas disse...

Que bom, Letícia!!!

Eu, ao longo dos meus, quase 29 anos, ainda me pemito agir tal qual uma adolescente praticando irresponsabilidades e me permitindo ao devaneio, vê se pode.

Mas, o bom é que tudo passa e o aprendizado fica!

Beijos aos dois!! Obrigada pelo carinho!

Verônica

Anônimo disse...

Ainda bem que você tem a consciência de que se iludiu sozinha. Ninguém iludiu ou enganou você.

O Divã Dellas disse...

Com certeza, Anônimo!!! E sabe o que é mais bacana disso tudo? É que podemos nos desiludir várias vezes com pessoas diferentes e aprendermos a cada desilusão. O ruim seria se eu me decepcionasse várias vezes com a mesma pessoa. A certeza da estagnação e da não evolução é q machucaria mais.

Verônica