quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Ao Meu Lado

(by Cinthya)


Vivemos num mundo corrido e conturbado. Nosso cérebro vive sobrecarregado de informações, cobranças e compromissos que nos dão a sensação de estarmos sempre devendo algo, atrasados, correndo riscos de sermos preteridos, enfim. A vida tomou a velocidade da modernidade. A rapidez com a qual as máquinas respondem nossos comandos estão refletindo em nós e queremos, a todo custo, que tudo a nossa volta tenha o mesmo poder de agilidade.

Com isso vamos nos tornando pessoas pesadas e cheias de complicações. Passamos menos tempo curtindo as coisas boas que a vida nos oferece, olhamos menos para o lado, conversamos menos com as pessoas, abraçamos menos, beijamos menos, pouco falamos “amo você”. Nossas vidas, de fato, se tornaram vidas corridas, abarrotadas de compromissos e nós entendemos que precisamos ser rápidos para não ficarmos pra trás, ultrapassados.

Com isso, esquecemos o essencial. Com a cabeça cheia de tanta coisa desnecessária esquecemos o que temos de mais caro, de mais importante. Esquecemos que somos pessoas e que pessoas precisam de pessoas, de toque, de cheiro, de carinho real, de olho no olho.

Há dois dias eu estava em um local, aguardando um compromisso e percebi que pessoas sentadas uma ao lado da outra, não conversavam entre si. Cada uma estava mergulhada no seu aparelho celular ou notebook, ou iPad, ou iPod, ou iPhone. Elas riam para o interlocutor virtual. E digitavam rápido. Passavam horas assim. Mas não conversam ente si.

A gente diz ter 300, 600, 1000 amigos nas redes sociais, mas a gente nem sabe o cheiro que eles têm, nem como é o abraço deles, nem mesmo o timbre da voz quando estão tristes ou alegres. A gente digita e esquece de falar. A gente lê e esquece de ouvir. E enquanto mergulhamos no mundo virtual o mundo real que nos cerca padece sem nossa atenção.

Vamos cuidar do que é nosso. Redes sociais são maravilhosas, nos permitem interagir com pessoas do mundo todo, pessoas que provavelmente jamais conheceríamos não fosse a internet, mas não esqueçamos de quem está ao nosso lado, esperando um sorriso nosso, um abraço, uma palavra. O calor de um abraço não tem preço.

Eu adoro minhas redes sociais, meus amigos virtuais, adoro de verdade. Mas tenho muito cuidado em zelar pelos que estão aqui, ao meu lado, aguardando minha atenção e meu carinho. Pensemos nisso.

Nenhum comentário: