segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Segurança Em Primeiro Lugar!

(By Cinthya)


Um grande mal que a gente comete é não apostar nas pequenas possibilidades de algo acontecer. Se em 100 por cento, existe apenas 0,2 por cento de chance de algo acontecer, considere essa possibilidade como real. Principalmente se o preço do erro for alto demais.

Trabalho numa profissão muito ligada à saúde e segurança no trabalho e sei bem como as pessoas negligenciam as coisas e fazem vista grossa para a possibilidade de algum acidente, principalmente se para uma ação corretiva a empresa precisar desembolsar valores e tempo (o que normalmente é preciso). A fiscalização é trabalhosa, as pessoas são imprudentes e nesse caso não entra somente o patrão. Infelizmente os próprios funcionários apresentam uma resistência forte ao uso de equipamentos que venham a minimizar o risco de acidentes e aumentar a proteção à sua saúde.

A gente quase tem que pedir por favor para que usem algo que vai garantir a a saúde deles. Certa vez, após um treinamento com operadores de empilhadeira, fui à campo dar uma olhada nos resultados e encontrei os recém-treinados sem os EPI’s. Meus olhos encheram-se de lágrimas na mesma hora e eles me questionaram o que havia acontecido e eu disse que não acreditava que eles estavam mantendo resistência aos EPI’s mesmo depois de tudo o que ouviram e viram no treinamento.

Eles achavam que não ia acontecer, que jamais ia dar errado. É sempre assim. Não acreditamos nas pequenas possibilidades, mesmo sabendo que por menores que sejam as chances, elas existem e um dia podem acontecer. Um dia pode dar errado. Um dia a pequena margem pode vir a tona e é bem capaz que o o preço seja a própria vida ou a saúde.

Quando temos vidas sob nossa responsabilidade todo cuidado é pouco. O impossível é algo que não existe quando o assunto é acidente ou incidente. Toda precaução ainda parece ser pouco. O zelo pelos outros é necessário.  Um ambiente seguro é construído a partir da consciência de cada um, da responsabilidade de cada um com a sua própria vida e com a vida dos demais.

Ninguém anseia por acidentes, sejam eles simples ou fatais. Ninguém espera que eles aconteçam. Ninguém abre uma empresa (seja em qual ramo for) pensando em ver pessoas morrendo lá dentro por falta de segurança. O mal é que a gente pega todas as fichas que temos e apostamos na sorte, esquecendo por completo que um dia ela falha e quando ela falha a gente precisa estar bem amparado na segurança, porque apenas a segurança vai nos livrar de uma perda maior.

Não subestime as possibilidades. Considere-as, se existem, ainda que pequenas, elas são reais. E podem vir à tona, a qualquer momento. Esteja preparado, seja pessoa, seja empresa. Valorize a segurança. Valorize e vida.

Nenhum comentário: