segunda-feira, 11 de julho de 2011

Vamos Celebrar A Vida!


(by Cinthya)

A vida é um ciclo. Isso é fato. Nada nela é estável ao ponto de nunca poder ser mudado, alterado, visto de outra maneira, interpretado de uma forma diferente. A vida é um constante movimento, um ir e vir de pessoas, de sentimentos, de histórias. Não se sabe se existe uma lógica para as coisas que acontecem e da forma que acontecem. Não conhecemos ao certo o princípio ao qual tudo obedece (se é que existe uma lógica).
 
Quando a gente fala em celebrar a vida, não falamos somente de sorrisos, nascimentos e coisas que nos façam felizes, porque a vida não se resume a isso somente. Viver significa ir mais a fundo, conhecer além da beleza, sentir além do prazer, resistir além da dor e acreditar além do desespero.

A vida por si só é contraditória, pois ao nascer o ser nada traz consigo além de uma única certeza... Ele não traz um diploma, nem a certeza de um dia possuí-lo; ele não sabe se será feliz, se será uma pessoa realizada; se será bom ou mau; se terá muitos ou poucos dias. A única certeza que ele traz é a certeza de que partirá.

Certa vez, num triste dia, eu prestava meu carinho a um casal de amigos que via o ciclo de sua filha chegar ao fim. Os dois de mãos dadas, num silêncio angustiante, olhavam estáticos para o rostinho já sem vida da pequena criança. E era tanta dor, tanta vulnerabilidade, tanta dúvida estampada no olhar daquela mãe que comovia quem estava perto. E mesmo aquele momento triste era uma celebração à vida, a um ciclo de vida que se encerava.

Não sabemos o dia da partida, e isso talvez seja o prêmio. Mas sabemos que um dia partiremos e o que é mais delicado, sabemos que partirão aqueles que amamos e nada poderemos fazer a não ser amá-los com toda a nossa força enquanto estamos juntos. Falar desse amor sem vergonha e sem receios. Aproveitar todas as oportunidades para curtirmos os nossos amores.

Filhos não são pestes, pais não são chatos, avós não são fardos. Todos são fontes de amor e para eles (e para o amor) é que existimos.

Vamos celebrar a vida sem medo de amar. Não sabemos o tempo que temos. Não sabemos o tempo que tem aqueles que amamos.

A hora é essa!

2 comentários:

jprayana disse...

na vida só se tem certeza da Morte, Nascemos e algum dia morreremos, então, aproveite o intervalo.

A Dor da partida de um ente querido é algo que só quem tá nela é que sente.

Uma ótima semana pra todos

Selma disse...

Oi Cynthia, um texto delicado e sensível. Devemos sim celebrar a vida. Que tem começo , meio e fim. Comemorar bons momentos,aprender nas dificuldades,encarar desafios,não ter medo de viver. Para os que partem cedo ou não, fica aquilo que aproveitaram, os momentos, as pessoas, o simples da vida. Para aqueles que perdem quem tanto amam fica a audade, a lembrança. Como disse Marcele Alencar num dos tantos textos emocionantes" a dor de quem sobrevive é eterna". Ontem fez 1 ano que um casal perdeu seus dois filhos num trágico acidente de carro. Pensei muito no que disse o pai das crianças: " Quando um filho nasce, visualizamos um futuro com eles. Quando perdi meus filhos, meus sonhos caíram por terra ". A vida deve ser celebrada todos os dias. Não sabemos quando a perderemos, seja de um jeito ou de outro. Seja partindo ou perdendo aqueles que se tornam a razão da nossa vida.