terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ser Petrolinense de coração é...



... Desembarcar num terminal rodoviário e sentir que ali começaria a minha vida, uma nova, próspera e promissora vida, ali é como se eu tivesse acabado de nascer.


Petrolina completa amanhã 116 anos de existência. Ainda é novinha, uma jovem senhora que está com tudo em cima. Ainda tem muita lenha pra queimar e muitos passos a avançar.

A minha Petrolina tem apenas 9 anos de idade. Há 9 anos eu cheguei nessa cidade, até então absolutamente desconhecida para mim, com a certeza de que esse era o meu lugar. Era aqui que eu deveria ficar, meu futuro estava aqui. Incentivada por minha mãe, que sempre foi uma desbravadora, uma empreendedora, deixei o aconchego do meu lar, a cidade onde nasci e me criei, a única referência de vida que tinha, a minha zona de conforto para tentar uma vida nova aqui na cidade das possibilidades.

Petrolina se mostrou, para mim, uma mãe acolhedora, generosa e sorridente. Me recebeu de braços abertos e mesmo sob o protesto dos irmãos ciumentos que não me deram as boas vindas e sequer me deram um sorriso eu fui ficando, fui me chegando e devagarzinho encontrei meu espaço.

Ser Petrolinense de coração é chegar, hoje em dia, na minha terra natal e me sentir um peixe fora d'água. É viajar e com pouco mais de uma semana me pegar cantarolando "... Pra não morrer de saudade vou voltar pra Petrolina..."

Ser Petrolinense de coração é agregar o "naann" e o "marmininu" ao meu dialeto sem pensar duas vezes. É incluir o "pegar ar" no meu sotaque sem cerimônia, é chegar na minha cidade natal e ouvir das pessoas "Eita que você agora é Pernambucana. Até o sotaque é de lá" E sorrir por dentro pensando: Realmente! eu sou uma baianbucana ou uma pernambaiana e é assim que quero ser.
Ser Petrolinense de coração é ofender-me com as piadinhas bairristas e preconceituosas feitas a qualquer um dos dois estados. É sentir-me como o elo de ligação entre os dois e saber que culturas diferentes podem sim completar-se.

Ser Petrolinense de coração é comprar bode na feira da Cohab Massangano preparar em casa, convidar os amigos (que fiz aqui) e sentir que não há comida melhor e que "felicidade se acha é em horinhas de descuido". É sair num sábado a tarde de sol ardente para tomar um banho na ilha do Rodeadouro e lavar a alma nas águas geladas do velho Chico.

Ser Petrolinense de coração é voltar pra casa ao final de um dia estressante e cansativo de trabalho e ao passar pela ponte ter o privilégio de ver a lua, linda, enorme formando um rastro prateado sobre as águas escuras do Rio e agradecer a Deus por contemplar aquela visão esquecendo de todo o cansaço e estresse do dia.

Ser Petrolinense de coração é ter a honra de escolher ser daqui, e dizer com orgulho que lugar melhor não existe, é morar, trabalhar e fazer planos de criar os filhos nessa cidade considerada a princesinha do sertão Pernambucano.

Eu não quero merecer outro lugar. Petrolina é hoje o meu lar e é aqui que eu quero ficar. Construi coisas, criei laços, finquei raízes, adiquiri conhecimento e realizei sonhos nessa cidade. E é em nome de dezenas de milhares de filhos adotivos que, assim como eu, vieram de longe para tentar a vida e construir um futuro, que eu faço essa singela homenagem.


É... Definitivamente, eu sou Petrolinense de coração!

Parabéns, Petrolina!!

Verônica

Um comentário:

Ricardo disse...

Parabéns a essa terra que eu amo tanto!
Quando cheguei aí, fui extremamente bem recebido (principalmente pelas "minina") e logo já estava me sentindo em casa. Foi aí que passei uma das melhores fases da minha vida!
Viver nesse trecho é um privilégio realmente... Vc estar na Bahia, resolver almoçar em Pernambuco e voltar pra Bahia pra trabalhar é muito bom... rsrs
Mas o que realmente me deixou de boca aberta foi ver, que numa geografia tão castigada, emergem verdadeiros lençóis verdes avivados pela bênção do Velho Chico e assistidos por tecnologia de ponta, e que daí pro mundo saem frutas de 1ª qualidade.
Isso sem falar dos vinhos que eu tanto "apricêio" e das escritoras mais show (que dupla, hein?!) que alguém pode ler!!!
PARABÉNS PETOLINA!!! Pelo progresso mas sobretudo pela fibra e dignidade de seu povo!
Parabéns meninas, mais sucesso pra vc's!
Bjo