quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O Pereirão que existe em nós



Hoje cedo, assim que acordei, ouvi minha mãe comentando: "Estou precisando de um Pereirão aqui em casa..."
Aconteceu algum problema no registro de distribuição de água da casa, começou um vazamento e ele teve de ser fechado. Minutos depois, ela foi lá, mexeu em alguma coisa e o vazamento cessou.

O Pereirão em questão é a personagem da Lilia Cabral na nova novela das oito. É uma mulher totalmente desprovida de vaidade, que se veste tal qual um homem e ganha a vida fazendo pequenos reparos, hidráulicos, elétricos, etc... tem bigode e usa um macacão horroroso rs.

Mas o traço mais marcante da personagem é a honestidade, a responsabilidade com o compromisso assumido e a excelência no trabalho. Realmente profissionais assim estão escassos.

Quantos Pereirões existem por aí? Mulheres fortes  que precisam batalhar para criar os filhos (geralmente sozinha, porque foram abandonadas por seus respectivos maridos) que abrem mão da vaidade em favor da solidariedade e do amor maternal, que trocam o batom por uma ferramenta, e as horas em frente ao espelho num salão de beleza, por horas no ponto de ônibus em busca do pão nosso de cada dia...

Minha mãe é um Pereirão da vida, ela não usa macacão e não tem bigode, no lugar de alicate, martelo, chave de fenda, ela usa tecidos, agulhas e linhas... Ao invés de uma mala de ferramentas ela usa uma cesta de utensílios para bordado. Ela faz arte e ganha o pão. Faz o que gosta e se realiza como pessoa e profissional.

O texto de hoje é especialmente para todos os heróis/heroínas espalhados pelo mundo disfarçado de simples mortais. São essas pessoas que fazem a diferença.

Verônica

3 comentários:

Selma disse...

Bela homenagem Verônica. Minha mãe já foi Pereirão dos esmaltes e unhas. Hoje ela é da agulhas e seringas e esparadrapos. Tem uma rotina difícil, cansativa, mal remunerada e pouco reconhecida. Mas faz com amor e honestidade.
Muito bom o post!

Debby disse...

Oi Verônica
Adorei o texto, realmente de vez em quando o pereirão que existe dentro de cada uma de nós, principalmente o meu lado pão rsrs é colocado para fora.
Mas a personagem podia ser só um pouquinho mais vaidosa né ?? rsrs
E como minha vó dizia uma mulher até mesmo para ir numa feira comprar alho e cebola rsr tem que ir com perfume!! rsrs
Bjs
Debby :)

Lília disse...

Quando o Pereirão baixa em mim, os homens que eu conheço ficam no chinelo, rsrsrsrs, resolvo tudo e mais um pouco!