terça-feira, 19 de março de 2013

A Hora de Falar




Imagem retirada da internet



Quando é a hora ideal pra conversar com os filhos sobre sexo, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez, drogas? Quando os pais devem chamar os filhos para o tão temido e esperado “papo-cabeça”?

Com a censura cada dia mais em desuso, com a falta de filtro e de cuidado, a TV é responsável por 80% da iniciação sexual de crianças e adolescentes no país. Cenas de sexo explicito em plena tarde, desenhos e filmes considerados como infantis e cheio de mensagens subliminares incitando a sexualidade. Uma enxurrada de pornografias invadem os lares diariamente e alguns pais nem se dão conta disso.

E quando o filho pergunta como ele nasceu? Quando o filho pergunta o que é o órgão sexual masculino, ou feminino? E aí? Essa conversa de que ele veio da cegonha não cola mais. Não hoje onde a precocidade é iminente. As crianças nascem cada dia mais espertas.

Quando falar com o filho sobre as drogas e os perigos do mundo? Quando apresentar a maconha ao filho? Ou falar sobre outras drogas... Ou falar das ciladas revestidas de propostas tentadoras que ele encontrará pelo caminho ao longo da vida?

Esses são desafios que os pais estão enfrentando nos lares. Sempre enfrentaram e agora ainda mais. Se os pais não falarem os filhos saberão no mundo e talvez não seja da melhor forma.

Um dia desses um colega de trabalho estava contando como foi o dia em que o pai apresentou a maconha pra ele. Chamou pra conversar, mostrou aquele cigarro diferente e perguntou se ele sabia o que era. Ele não sabia. Ele contou que ficou em choque e ao mesmo tempo extasiado por estar diante de um cigarro de maconha, e aí a parte mais chocante pra ele, o pai começou a falar dos males que causava, da dependência química, dos problemas financeiros, da derrocada na vida de um homem. Ele conta que foi surpreendente pra ele aquela atitude do pai, mas que daquele dia em diante ele perdeu toda e qualquer curiosidade em experimentar qualquer tipo de entorpecente.

Os valores morais e éticos são inseridos na criança desde os primeiros meses de vida, ensinar que se deve respeitar a professora na escola e não pegar o brinquedo do coleguinha já são os primeiros passos. Mas, infelizmente, os pais também precisam contar com a sorte. Ensinar o que é certo o que é errado e torcer para que ele escolha o melhor caminho.

O desafio de educar uma criança numa sociedade onde os valores morais estão distorcidos é enorme. Ensinar valores morais a um filho, mesmo vendo que os valores estão corrompidos e as pessoas parecem meio perdidas, cultuando coisas erradas, é uma tarefa dificílima. Desejo sorte aos pais!


Verônica


Nenhum comentário: