sábado, 9 de março de 2013

A Mulher Contabilista




Conforme os dias e os anos avançam as mulheres vão conquistando mais espaço frente às organizações. Nas tomadas de decisões, no dia-a-dia e na chefia de empresas de todos os portes pode olhar que encontrará uma mulher. Características genuinamente femininas estão fazendo a diferença nessa evolução profissional contínua e nesse reconhecimento que por décadas não existia. No decorrer da explanação vocês vão entender o porquê.

Tudo que as mulheres de hoje vivem, e os direitos que gozam são frutos de árduas batalhas travadas ao longo de décadas, por mulheres de fibra, coragem e força de vontade que não aceitaram passivamente as injustiças que sofriam. O resultado não podia ser melhor e beneficia muitas mulheres até hoje.

Falando de Profissão, Mercado de Trabalho e Mulher eu não poderia deixar de salientar a importância da Mulher Contabilista nas Organizações nos dias atuais. A Contabilidade é uma profissão centenária e era predominantemente masculina, mas as mulheres conquistaram seu espaço nessa profissão fascinante. O Contabilista aos poucos está deixando de ser visto como um agente do governo, um calculador de impostos e está, ainda com certa timidez, atuando diretamente na tomada de decisões.

A subjetividade está cada dia mais presente na Contabilidade. A capacidade de analisar exige muito mais que saber calcular e interpretar planilhas. Está bem além. Para um gestor tomar uma decisão ele precisa de dados claros e concretos da situação de sua empresa e precisa também da opinião do Profissional de Contabilidade que o assessora. É nesse ponto que a mulher se destaca, a sensibilidade de perceber coisas que estão por vir (que muitos chamam de sexto sentido) é dom Divino e inerente ao sexo feminino. Quando uma mulher lhe disser para não avançar, não arriscar, não investir. Não avance, não arrisque, não invista. Acredite, ela sabe o que está dizendo.

A mulher tem o talento para apaziguar ambientes conflitantes, tem uma habilidade incrível para expor sua opinião e se fazer ser ouvida, ser atendida. Tem um dom quase sobrenatural de captar as coisas ainda “no ar”, tem paciência para ouvir e para explicar. Até na hora de ser enérgica, a mulher sabe fazer isso com “jeitinho”. Tem uma resistência invejável de administrar carreira e profissão, sem deixar uma esfera comprometer a outra. Tem destreza para lidar com os problemas do lar e do trabalho, sanar todos eles e manter o sorriso no rosto.

A mulher Contabilista tem a desenvoltura singular de analisar um Balanço Patrimonial e devorar um relatório de dezenas de páginas mesmo sofrendo de cólica ou enxaqueca sem deixar que essas causas alheias comprometam sua capacidade de raciocínio.
Assim como tem a idoneidade e honestidade de admitir que não está se sentindo bem e o fará assim que estiver se sentindo melhor. O que a mulher Contabilista não admite em hipótese alguma é perder o controle, ou dar um parecer sem total segurança.

Amor à profissão, dedicação total, foco, desafios, reconhecimento e sonhos, muitos sonhos. São as palavras que permeiam o universo não só da Profissional de Contabilidade, mas das Profissionais de todos os setores.

O que eu posso garantir é que a Contabilidade é fascinante e vista sob a óptica feminina com um toque especial torna-se irresistível.

Desejo felicidades, sucesso e reconhecimento profissional às mulheres Contabilistas e à todas as mulheres do mundo do Negócios.

Feliz 08 de Março!

Verônica Monteiro – Mulher, Escrevedora de coisas e Estudante de Contabilidade apaixonada por essa profissão.

2 comentários:

Selma Helena. disse...

Oi Vevel!

Parabéns pelo dia!

E parabéns pela profissão!

Beijos
Selma

O Divã Dellas disse...

Obrigada, Selminha!! Saudades! Beijos!!!


Verônica