sábado, 10 de setembro de 2011

Despedida



Despedida

E no meio dessa confusão alguém partiu sem se despedir; foi triste. Se houvesse uma despedida talvez fosse mais triste, talvez tenha sido melhor assim, uma separação como às vezes acontece em um baile de carnaval — uma pessoa se perde da outra, procura-a por um instante e depois adere a qualquer cordão. É melhor para os amantes pensar que a última vez que se encontraram se amaram muito — depois apenas aconteceu que não se encontraram mais. Eles não se despediram, a vida é que os despediu, cada um para seu lado — sem glória nem humilhação.

Creio que será permitido guardar uma leve tristeza, e também uma lembrança boa; que não será proibido confessar que às vezes se tem saudades; nem será odioso dizer que a separação ao mesmo tempo nos traz um inexplicável sentimento de alívio, e de sossego; e um indefinível remorso; e um recôndito despeito.

E que houve momentos perfeitos que passaram, mas não se perderam, porque ficaram em nossa vida; que a lembrança deles nos faz sentir maior a nossa solidão; mas que essa solidão ficou menos infeliz: que importa que uma estrela já esteja morta se ela ainda brilha no fundo de nossa noite e de nosso confuso sonho?

Talvez não mereçamos imaginar que haverá outros verões; se eles vierem, nós os receberemos obedientes como as cigarras e as paineiras — com flores e cantos. O inverno — te lembras — nos maltratou; não havia flores, não havia mar, e fomos sacudidos de um lado para outro como dois bonecos na mão de um titeriteiro inábil.

Ah, talvez valesse a pena dizer que houve um telefonema que não pôde haver; entretanto, é possível que não adiantasse nada. Para que explicações? Esqueçamos as pequenas coisas mortificantes; o silêncio torna tudo menos penoso; lembremos apenas as coisas douradas e digamos apenas a pequena palavra: adeus.

A pequena palavra que se alonga como um canto de cigarra perdido numa tarde de domingo.

Extraído do livro "A Traição das Elegantes", Editora Sabiá – Rio de Janeiro, 1967, pág. 83.


Rubem Braga


Esse é um fragmento do livro de um dos autores que eu mais admiro na literatura brasileira. Retrata exatamente o nosso dia-a-dia e se encaixa perfeitamente em tantas histórias. Para quê um tortuoso processo de despedida? A vida é um vai e vem sem fim...

A seguir a música de uma das cantoras, na minha humilde opinião, mais talentosas que o Brasil já viu. Sou fã da voz, da melodia, da letra e do carisma dessa artista que tem no seu DNA o brilho de uma estrela.

Desejo um ótimo final de semana para todos e para finalizar, deixarei uma citação que eu desconheço o autor, mas que me acompanha há muito tempo...

"Na incerteza do amanhã aproveite o hoje para ser feliz."

Verônica






Encontros e Despedidas
Maria Rita

Mande notícias do mundo de lá
diz quem fica
Me dê um abraço, venha me apertar
tô chegando
Coisa que gosto é poder partir
sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
quando quero

Todos os dias é um vai e vem
a vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar

E assim chegar e partir
são só dois lados
da mesma viagem
O trem que chega
é o mesmo trem da partida
A hora do encontro
é também despedida
A plataforma dessa estação
é a vida desse meu lugar
é a vida desse meu lugar
é a vida...

4 comentários:

San disse...

olá saudades daqui,
o texto esta lindo , já li esse livro ,mas essa música eu adoro .Bjs meninas e o blog esta show

O Divã Dellas disse...

San, que saudade de você, querida!!!!

Eu adoro o Rubem Braga, adoro Maria Rita, adoro tudo isso aqui e adoro o carinho de vocês!!

Saudades!

Beijos!!!

Verônica

Liberdade. disse...

Boa noite queridas!

A saudade era imensa,
por isso resolvi sentar
nesse diva e apreciar cada
palavra desse post e depois
viajar nos encontros e despedidas da Maria rita
amei!
um abração!

Jussara disse...

Vê eu sou uma fã incondicional do Rubem Braga e a relação criada entre o trecho do livro e a música ficou prfeita! Texto lindo! Parabéns!!

Beijos enormes!