segunda-feira, 15 de abril de 2013

A Certeza Que Eu Não Tenho


(by Cinthya)


Sobre muitas coisas eu nada sei e isso, por muitas vezes, me traz uma angústia e uma sensação de pequenez que incomoda de verdade. Sobre muitos assuntos eu não tenho em mim uma certeza, algo concreto, definido, definitivo. Sobre muitas coisas eu ainda vagueio madrugada adentro a procura de uma resposta correta, de um posicionamento certo, exato, infalível. Mas não consigo.

As coisas não trazem consigo uma concretude, uma bula informando exatamente como devem ser usadas, sentidas, absorvidas, vividas. Uma mesma situação proporciona reações diferentes em indivíduos diferentes. As pessoas não pensam da mesma forma, não agem da mesma forma e isso está longe de significar que uma ou outra esteja errada.

Eu não conheço a verdade e isso me traz, de certa forma, uma sensação de impotência, de medo, de frustração. Eu tenho em mim os valores que eu herdei, que eu construí, que eu adquiri no decorrer da vida, mas não tenho a certeza de que eles são os melhores, os mais corretos, os mais indicados. Eu não sei.

E então, como sobreviver nessa Selva de Pedra? Como não tenho a cartilha da verdade absoluta (e nem sei se existe essa tal verdade), tento apenas praticar o que defendo. Viver do que prego. Ser eu mesma o exemplo das idéias que trago no meu coração. Isso ajuda a não fazer o mal às pessoas, a trilhar um caminho limpo, a respeitar o espaço de cada um, a cultivar apenas aquilo que eu espero colher.

Eu não conheço a verdade, mas tenho em mim uma vontade imensa de fazer a coisa certa, embora eu não saiba exatamente o que é O Certo. Essa incerteza me acompanha e me força a criar uma fórmula que é minha, e por ser minha apenas, me deixa muitas vezes numa posição de incompreensão diante dos demais. Talvez essa angustia não seja minha somente, talvez todos a sintam. Talvez, infelizmente, poucos se importem com ela. Seria mais fácil se houvesse uma bula, uma cartilha ou manual.

3 comentários:

Fagner Lopes disse...

Estarão no debate do evento '' JOAQUIM ,TEREZA E O JUMENTO '', de otoniel Gondim? legal pacas! Meninas, que pulo!

Teógenes Timbira disse...

Cinthya e Verônica, não é mole um convite do famoso e prestigiado Otoniel Gondim para participar de um evento de porte e escrito por ele 'JOAQUIM TEREZA E OJUNENTO'', vai bombar com vocês nomeio. Beijos e as amo.

Selia dias disse...

Vão arrasar no evento e Debate 'JOAQUIM TEREAA E O JUMENTO' de Otoniel Gondim, ao lado de Joseph Bandeira, Mauriçola, Plínio Amorim, Malu, e outros. Sorte serem convidadas especiais do idolatrado escritor e intelectual Otoniel Gondim.