segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Um Dia De Cada Vez...


(by Cinthya)
Quantas vezes a gente se deixa levar pela angustia, pelo medo, querendo resolver todos os problemas de nossa existência de única vez, num único dia. Quantas vezes a gente se pega antecipando situações que, de repente, nem virão a acontecer, mas que a gente sofre antecipadamente por elas. A gente faz igual peru, morre de véspera.

Então, o estômago grita. A concentração vai pra casa da porra. O sorriso tira férias. As olheiras retomam as suas atividades de forma incessante e a gente adquiri um semblante triste e cansado.  Basta que alguém nos olhe para que se perceba que a harmonia passou longe de nós e que nuvens negras tomaram conta do nosso céu.

Ah, se aprendêssemos de vez que na vida a gente só vive um dia de cada vez, e para cada dia os problemas relativos a ele, e só. Ah, se a gente, enfim, colocasse em nosso entendimento que é bobagem antecipar situações, pois na verdade, a gente antecipa somente o nosso sofrimento, mas a situação em si a gente não antecipa.

Tentar exercitar a nossa mente no intuito de se livrar desse tipo de situação é possível e extremamente necessário. A mente tem um poder imenso sobre nós, e nós temos poder sobre ela. Aprender a controlar a mente nos dá uma inteligência emocional que, hoje em dia, faz muita diferença.

O improvável não se prova, porque então sofrer por ele? O que está no futuro não aconteceu, porque então se angustiar por isso? Quando a gente aprende a dominar e educar nossa mente a gente aprende a viver, aproveitar e curtir a única coisa que temos de concreto: o presente!

Que sejamos felizes, vivendo um dia de cada vez, se dedicando mais às pessoas que nos cercam, perdoando quem nos feriu, pedindo perdão a quem ferimos, exercendo a paciência com quem nos tira do eixo, estudando e se aprofundando em determinado assunto, organizando a nossa vida de uma forma que o dia, o presente, o atual, seja sorvido completamente de forma leve e deliciosa, como tem que ser.

Se chover, a gente se molha. Se fizer sol, a gente pega um bronze. Se for festa, a gente dança. Se for partida, a gente chora. Mas que a gente se dedique ao que acontece, de fato. Que a gente viva aquilo que o Criador nos deu com tanto amor: o dia de hoje!

4 comentários:

Selma Helena Lessa disse...

Hoooo Cinthya, hoje você escreveu pra mim. E no fundo sabemos que não adianta preocupar ou temer pois o que tem de ser vai ser. Concordo com tudo escrito no texto. Pura verdade! Mas eu não consigo parar de me preocupar com as coisas e principalmente com pessoas( mãe, irmão , marido). E percebo que é o medo, tantas vezes criado pela minha criatividade enorme que assombra meus pensamentos(quase sempre pra alguma tragédia ou coisa do tipo) que me faz sofrer, me angustiar, doer o peito. Eu preciso desligar, sabe? Preciso seguir o conselho dado por você hoje: Viver um dia de cada vez.
Preciso ser mais forte que minha mente ! Preciso urgentemente fazer valer minha fé, de verdade. Pensar positivo. Afastar o medo de perto de mim!

O Divã Dellas disse...

É, Selma... A tarefa tá longe de ser fácil... Mas a gente vai exercitando até aprender... Beijo grande.
Cinthya

Borboleta no Casulo disse...

Vou ler e reler este texto milhões de vezes....como eu queria ser assim. Talvez sofreria menos!!
Bjus meninas

Amélie Poulain disse...

Lindo, lindo, lindo!!!!!!