quinta-feira, 11 de abril de 2013

A Tolerância e Os Intolerantes

Sobre a celeuma que tomou as redes sociais e as declarações polêmicas que estouraram na mídia nos últimos dias, eu ou me pronunciar. Vou expressar minha opinião, estou amadurecendo e digerindo as duas vertentes da questão central. É só minha opinião, mas sinto a necessidade de falar.

Ainda não é a minha, mas abaixo segue uma ideia que achei bacana. Uma dissertação coerente sobre um tema muito complexo.

Vejam e digam o que acham.


"Eu não bebo, não suporto bebida e não permito que ninguém traga bebida pra minha casa. É uma posição e um direito meu, mas não me impede de me relacionar com amigos que bebem, aliás, a maioria.

Também não fumo e as vezes dou bronca mesmo nos meus amigos que fumam, por quê acho errado e por quê em 2013, fumar... sinceramente viu. Mas não vou deixar de falar com alguém ou tratar mal a pessoa por quê fuma.

Não gosto de tatuagens. Qualquer tatuagem de qualquer tamanho em qualquer parte do corpo, pra mim é uma agressão, mas não é por isso que vou deixar de me relacionar com quem tem tatuagens. Aliás, alguns dos meus melhores amigos são tatuados e, tenho de admitir, as tatuagens são lindas. Se saíssem com água e sabão até eu iria querer.

Tô dizendo isso pra explicar o meu ponto de vista sobre TOLERÂNCIA. Tolerar não significa gostar, nem concordar. Significa apenas aceitar por mais que se discorde. Nesse ponto algumas discussões, especialmente sobre a briga entre religiões e movimentos homossexuais, me parecem o samba do crioulo doido.

Na minha forma de entender, se o Papa quer dizer que a igreja é contra a homossexualidade, ele está no direito dele, aliás, está apenas sendo coerente com as bases do catolicismo. Veja bem, não estou dizendo que a igreja está certa, apenas que tem o direito de ter suas posições baseadas em seus fundamentos. Eu cresci em um colégio católico aonde alguns dos alunos eram homossexuais e ainda assim recebiam todo o respeito e atenção dos padres diretores. Eram nossos amigos e conviviam conosco sem discriminação.

Claro que não contra a discriminação, mas quando alguém protesta pelas posições da igreja, sempre penso "opa, pera lá! Agora quem está sendo intolerante são vocês".

Um dos males da sociedade é acharmos que temos que declarar guerra a todos que pensam diferentes de nós. Opiniões diferentes podem coexistir em paz, sem problemas.

E sobre a religião, lembre que Jesus era contra a prostituição e nem por isso segregava as prostitutas. Ao invés, ia até elas para amenizar a discriminação que sofriam da sociedade.

Tolerância gente. Cada qual no seu quadrado."


Alexandro Castro - Via Facebook

3 comentários:

Cornélio Muniz disse...

Que bacana! Meninas lindas do Divã, fiquei sabendo por outras fontes que foram convidadas a participarem especialmente do debate que acontecerá durante o evento '' JOAQUIM, TEREZA E O JUMENTO '', do professor Otoniel Gondim. Vocês estão com tudo e não tem prosa. Otoniel, nosso gênio das letras e filosofia, acertou direitinho. estarei lá para curtir o grandoso evento e vocês, claro. De um fã.

Silveririnha disse...

As meninas no debate do evento pluricultural '' JOAQUIM,TEREZA E O JUMENTO '', do famosíssimo professor otoniel Gondim. Ao lada de debatedores como Plínio Amorim, Malu, Odomaria Bandeira, Joseph Bandeira, Dalmir Pedra, Clériston Andrade,e outros. Darão show. Cantarei uma núsica de Chico Buarque para homenageá-las.

Ricardo disse...

Falou e disse Alexandro!
Bjo meninas!!!