quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

RESILIÊNCIA


(by Cinthya)

Provar a nossa força quando a maré estão ao nosso favor, é fácil. Mostrar o sorriso quando a felicidade está presente em nós, é fácil. Se manter tranquila quando a própria tranquilidade invade nosso peito, é fácil. Defender a alegria de viver quando as coisas correm certas sobre seus trilhos e nada ameaça a paz do nosso mundo, é fácil.

Certa vez ouvi de um gestor a palavra resiliência. E, de lá pra cá tenho aprendido muito profundamente a importância dessa palavrinha na nossa vida. Precisamos dela quando a paz do nosso mundo é ameaçada por alguma surpresa desagradável, por algum fato desfavorável, por alguma situação indesejada.

Você está na sua paz, vivendo como planejou viver e gozando de uma segurança merecedora. Mas, o furacão não quer saber. Chega e arrasta tudo que não tiver raízes fortes. De uma hora pra outra o seu mundo passa da segurança para a total incerteza e você se sente uma marionete nas mãos do invisível que mostra-se forte ao ponto de mudar sua rota, instantaneamente.

E é justamente nessa hora em que o chão falta, em que a tormenta chega, que você precisa, de fato, praticar a calma de quem tem certeza de ser capaz de virar o jogo. Não entregar os pontos não é uma tarefa fácil, mas é uma escolha que se faz. Sim. É uma escolha. Se você se depara com um problema, você pode escolher enfrentá-lo ou render-se a ele.

Ninguém nesse mundo está livre da dor, da perda, do pranto, da decepção. Infelizmente ninguém está livre disso e não inventaram uma vacina que nos livre do sofrimento. Mas existem formas variadas de lidar e enfrentar tais problemas. Na vida da gente sempre chega uma hora onde a luz parece sumir, no entanto, sempre podemos acender uma lamparina bem no nosso interior, guardada para esses momentos críticos.

Nos dias de hoje é imprescindível que saibamos lidar com o desagradavelmente inesperado. É necessário que tenhamos uma reserva de força que vai nos impulsionar quando no fundo do poço estivermos afundando os pés. É. Ser forte na felicidade é fácil. Se manter forte na adversidade, é sábio.

Analisando bem, percebemos que temos o poder de escolha. Eu escolhi enfrentar a tormenta. Começar do zero de novo, ir atrás de um novo começo, passar de novo pelos testes, pelas recusas até que, mais uma vez, um solo firme sustente meus pés. Devemos sempre impulsionar nosso pulo. Sempre exergar uma nova oportunidade, ainda que o escuro domine. Ainda que o medo impere. Ainda que a vontade de lutar pareça pequena. Ainda que as adversidades pareçam gigantescas e incansáveis. Eu não me rendo.

Resiliência é a palavra da qual jamais esquecerei.

Um comentário:

Ana Paula disse...

Cultivar, alimentar essa 'palavra" não significa esperar pelo pior, mas saber que o viver implica em boas marés e outra nem tanto...
Resiliência é mesmo uma palavra para não se esquecer!
Beijo

ladodeforadocoracao.blogspot.com