quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O Divórcio


“O divórcio é o rompimento legal e definitivo do vínculo de casamento civil. É uma das três maneiras de dissolver um casamento. Fonte: Wikipédia


Quando decidimos compartilhar a vida com outra pessoa, a gente quer que seja eterno. Sempre planejamos um futuro longo e o divórcio, definitivamente, não entra nos planos. Ao introduzirmos uma pessoa em nossa vida, assumimos o compromisso com ela, e com nós mesmos, de termos uma vida em conjunto, formamos uma equipe, um casal, uma família, a gente resolve as coisas juntos, a gente planeja junto, a gente sonha junto.

Inevitavelmente um estará nos planos do outro e é assim que funciona. O amor, a paixão, a admiração é o tempero e é o que dá liga e consistência ao casal. Por uma infinidade de motivos, as coisas podem desandar, sair dos trilhos e começar a dar errado, mas aí é que entra outros, e importantíssimos, elementos que servirão para manter a relação de pé. O compromisso, a paciência, a parceria, a boa vontade a compreensão serão os salvadores da pátria.

O divórcio é o extremo, é a última das opções, é a desistência do “jogo” é literalmente o fim da linda. Só acontece quando não há mais nenhuma opção, quando não há mais nada a se tentar. Mas, pode ser o inicio de um,a nova era, conheço diversos casais que ao se separarem tornaram-se grandes amigos e viveram muito bem. Cultivando a boa relação garantiram a felicidade também dos filhos. Conheço também casais que insistiram numa relação falida e acabaram perdendo o respeito, o carinho e até a amizade um pelo outro, foi falta de maturidade e sabedoria de ambos deixar chegar a esse ponto. Cultivar o respeito que ainda resta é a melhor maneira de colocar um ponto final numa relação.

 Saber a hora de abandonar o barco antes que ele afunde é uma questão de sobrevivência, é muito, muito importante. É uma decisão nada fácil, é você deixar para trás tudo que planejou, tudo que sonhou. É você pensar que daquele ponto em diante será por sua conta, você terá que caminhar sozinho, mas uma hora essa decisão terá de ser tomada, se você já tentou de tudo e a relação não melhorou, as coisas não entraram nos trilhos, a sintonia não voltou, é porque é hora de tomar a tão importante decisão. Arrastar por anos e anos uma situação que não tem mais solução é prolongar sofrimento, é perder tempo, é causar ainda mais dor, em você, na outra pessoa e nos filhos que estarão no meio dessa situação. Sou filha de pais separados e adepta da máxima “prefiro um casal separado e feliz, que juntos e tristes!”

Nunca me casei, nunca me divorciei, mas abri mão de uma relação que não estava me fazendo feliz. Abortei planos e sonhos em conjunto para defender a minha felicidade. Tinha ao lado uma pessoa que já não me completava mais e já não queria mais as mesmas coisas que eu. Fiz o que pude para salvar a relação e manter firme os planos de casamento, mas não dependia só de mim, ele também precisava querer a mesma coisa que eu e ele já não queria mais. Sofri, chorei, pensei, ponderei... Quando tomei a decisão senti uma alivio tão grande. Já não haveria mais casamento, eu estaria só dali por diante, me senti triste, frustrada, abandonada, envergonhada, mas, de certa forma, que eu não sei explicar, aliviada.
Descobri que separar-se é uma das decisões mais difíceis na vida de um casal. É uma das decisões mais difíceis de uma pessoa tomar. Mas, em alguns casos ela é inevitável. Não faço apologia ao divórcio. Não defendo a individualidade extrema, defendo apenas a felicidade e o cultivo ao amor próprio como amor primordial.

Casados ou divorciados meu desejo é: Seja Feliz!

Verônica

2 comentários:

Aline Almeida disse...

Nossa, perfeito!!!
Acabei de sair de uma relação de quase 6 anos, e os sentimentos são os mesmos...
Mas o texto fortaleceu ainda mais a minha decisão, pois ainda é muito recente e tenho medo de não conseguir ser forte o bastante para não voltar atrás...
Parabéns pelo texto Verônica!!!

Ana disse...

Parabéns concordo plenamente, o respeito e o melhor maneira de colocar um ponto final. Acabei um casamento de 25 anos e espero que o amor que ele foi alimentado por todos esses anos possa ser substituído por respeito a familia construída e que possamos cultivar uma amizade. Adoro vcs, bjs