sexta-feira, 15 de julho de 2011

Eu Digo Oxente E Pronto!

(by Cinthya)

Parece que ainda tem gente que não entendeu que esse nosso Brasil é dono de uma pluralidade cultural que não tem tamanho. Basta que se mude de estado ou até mesmo de cidade para que se perceba essa diferença gritante e isso é uma riqueza nossa. Um motivo para se orgulhar (ou pelo menos deveria ser).

No entanto nem todo mundo pensa assim. Pessoas viajam para a região de outras, instalam-se lá por motivos profissionais e, claro, lucrativos e, ao contrário de aproveitarem a experiência para crescer seu conhecimento cultural, passam o dia todo falando e debochando de tudo o que é diferente dos seus costumes.

Falam como se apenas os seus costumes, sotaques e hábitos fossem bonitos ou corretos. Falam mal da comida, falam mal do clima, falam mal do café, falam mal do pão, falam mal de tudo o que se distingue do que se vê em suas regiões. E esse falatório não tem nem intervalo. É um reclamar constante.

Não sei onde cargas d'água eles viram que o jeito deles é o correto, que a fala deles é a correta. Se dói pra eles ouvirem nosso 'oxente', dói pra gente ouvir tanto chiado, como se existe uma letra 'x' entramelada em cada palavra falada. Se dizem que a gente fala cantando, porque não perecebem que eles também cantam, apesar de ser em outro ritmo.

Caramba! Isso cansa! Eu sempre achei tão legal essa diferença, mas ouvir tanta gente criticando a cultura de minha região tem me deixado desanimada com esse assunto.

A gente recebe as pessoas, a gente tem uma terra promissora, uma cidade linda e que oferece tantas oportunidadedes e com isso atrai tanta gente em busca de crescimento. Mas aí me vem esse cidadão tirar onda de gostoso porque é do Sul e eu do Nordeste!

Minha gente, viva a diversidade! Criticar o meu jeito de falar também é uma forma de preconceito. Vamos respeitar a riqueza de cada um. Eu tenho tanto orgulho da minha terra, da minha gente e do meu oxente!

Onde já se viu, chegar na casa dos outros, comer, se fartar e ainda sair falando... Deus é mais.

Oxe!

7 comentários:

jprayana disse...

Se falam mal é pq a gente incomoda né??
Não vejo tantos motivos pra vc sentir esta raiva toda, eu até uso como valorização em ser Nordestino, mas cultura é isto mesmo.
O Brasil é muito grande, por isso esta diversidade cultural.
Falar OXENTE é muito mais bonito que falar letra " ê ".

Sou baiano, nordestino, melhor região do país, aqui tem tudo que eu gosto e que preciso, aqui está o meu mundo.

Tenha um ótimo dia

Kiko Nascimento disse...

é...isso é feio mesmo.
Mas isso não é só deles pragente não. Dagente pra eles também. Trabalho com muita gente de fora instalado aqui na Bahia e vejo como os gaúchos, por exemplo, são rotulados de "viados" e como nós ficamos zombando de quem fala com aquele "rrrr" do interior de São Paulo, por exemplo.
Na verdade nós brasileiros precisamos aprender a lidar com as diferenças. Em todos os aspectos!

Selma disse...

Concordo com você Kiko. Muito bom comentário.

Ricardo disse...

Rapaz... Se tem um povo extremamente criticado pelo sotaque somos nós... os minêrim!!!
Como alguém que se enquadra no hall dos que já deixaram suas casas pra viver em outras regiões, sei bem do que Cinthya fala!
Só em Juá-Petrô foi quase um ano, dos quatro que vivi no Nordeste e até hoje me pego às vezes usando expressões nordestinas.
Tenho muita saudade desse tempo, dos amigos filé que fiz aí, da comida saborosa (baião-de-dois, feijão verde e bode assado dilíssa...) e também do sotaque.
A novela das 6 tem audiência cativa lá em casa, porque relembro com carinho desse tempo ímpar da minha vida e porque fica explícita a riqueza dessa cultura encantadora.
Respeito e bom-humor é a pedida!
Bjo meninas!

O Divã Dellas disse...

Cardim é um amor!!!

Eita minêrim do pé xujo que eu amo!!!

Obrigada, amigo! Pela presença constante no Divã e por sua existência em minha vida!!

Beijos!

Kiko,

Sua acidez doce é sempre oportuna!!
Beijãozão!!!



Verônica

Van disse...

Eu sempre gostei da diversidade de todos os sotaques dos cantos e recantos do Brasil. Gosto tanto que me contagio e acho lindo cada fala , cada palavra nova que aprendo , cada sonoridade nunca antes sentida.

Precisamos mesmo aprender a lidar com a diversidade , para isso vale o mesmo respeito que devemos ter com as escolhas do outro , como disse no post da Ci sobre a Homofobia.

O respeito cabe em qualquer lugar e é primordial nas relações humanas ! O povo que gosta de reclamar , Ci , é porque é chato mesmo e nunca está satisfeito com nada , só quando é maltratado e xingado no exterior se lembra da beleza do Brasil , aí vai sentir saudades ! Grande Beijo , amadas e um cheiro também !

www.meusescritoseoutraspalavras.blogspot.com

Artur Costa disse...

Bom ler um texto q mostra tão bem as diferenças culturais.. e melhor ainda foi ler nos comentários a opinião do formidável "minêro baiano"!!.. Abração a vcs meninas e outro pra Minêro!!