quinta-feira, 11 de julho de 2013

CARTA ABERTA AO RESPONSÁVEL PELO ORIENT CINEMA NO RIVER SHOPPING EM PETROLINA


Eu procurei na internet a pessoa que responde pelo Oriente Cinema no River Shopping em Petrolina e não encontrei... Tentei por telefone, mas também não consegui essa informação. Então, minha carta vai à quem possa levar esse apelo ao responsável, ou aos responsáveis.

Na última segunda-feira fui ao shopping com meus sobrinhos, assistir um filme na sala 3D e vi uma cena que chamou minha atenção, e sinceramente, despertou minha revolta. Eu nunca havia reparado que o cinema não é acessível aos portadores de necessidades especiais. ACESSIBILIDADE: Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população. Visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras.” Essa palavra que já foi fortemente explorada pela mídia e já o centro de muita discussão. Na arquitetura e no urbanismo já foi alvo de muita preocupação e grandes modificações. O Progresso só não chegou a Petrolina.  (nesse sentido, que fique claro)

Para chegar ao lugar que estava eu precisei subir uns quinze degraus, mas graças a DEUS tenho as duas pernas e tenho mobilidade em ambas. Consigo me locomover com dificuldade e pude e escolher o lugar que mais me atraiu, mas e quem não consegue?

Pois bem, do lugar que estava, vi dois jovens carregar um senhor de mais ou menos uns 70 anos idade que anda numa cadeira de rodas, por, pelo menos, uns três ou quatro degraus numa dificuldade angustiante. Eu fiquei cansada e incomodada só de ver a cena, imagina os jovens, imagina aquele senhor que precisou ser levado nos braços porque queria exercer um direito que a Constituição Federal prevê: o direito de ir e vir. Para uma coisa tão simples, foi uma dificuldade tão grande porque além de não ter as rampas de acesso dentro da sala do cinema, as poltronas também não foram projetadas para portadores de necessidades especiais.

Pois vai meu recado ao responsável, ou responsáveis, pelo cinema:

Prezado (s)  Senhor (es)

Quando o Cine River Shopping, através da franquia Orient Cinema, foi projetado, em momento algum foi cogitada a possibilidade de serem feitas rampas de acesso para pessoas que andam de cadeira de rodas? Em momento algum vocês pensaram que, quem tem limitações de mobilidade também tem direito de freqüentar cinema? Caso não tenha sido pensado, seria bom rever alguns conceitos.

A simples ação de ir ao cinema assistir um filme não poderia, não deveria, ser uma “missão impossível” ou “uma hora do espanto” deveria ser algo leve e descomplicado e divertido como uma comédia romântica. Peço em nome daqueles que por algum motivo, tiveram seus movimentos limitados, e suas vidas transformadas. É nossa obrigação dar a essas pessoas uma facilidade de locomoção oferecendo mecanismos, que a permitam ir e vir, aonde bem entenderem.

O Cine River Shopping ostenta uma pompa de tecnologia de ponta, com as melhores salas, com equipamentos de última geração, e etc. Afirmam e reafirmam que o maior compromisso é com os cinéfilos da região, para oferecer melhores serviços e o cliente é o mais importante. Mas, vocês esqueceram das pessoas que possuem alguma deficiência, ou tiveram a mobilidade reduzida, temporária ou permanentemente.

Conto com o bom senso, com o tal compromisso com os clientes, de que vocês tanto falam, para que as obras e serviços de adequação do espaço para pessoas com dificuldade de locomoção sejam feitas e o cinema torne-se, realmente, um lugar que todos possam frequentar.

 Eu torço para que esse apelo chegue aos responsáveis e que as modificações sejam feitas. Sem acessibilidade na há inclusão.

 
Verônica

Nenhum comentário: