terça-feira, 21 de junho de 2011

Mentiras Sinceras Não Me Interessam




Há quem ache que "uma mentirinha não faz mal a ninguém" ou "é preferível consolar com a mentira a ofender com a verdade!" Discordo de ambos! Mentira é mentira e não há nada de saudável nisso.

Quem nunca contou uma inverdade que atire a primeira pedra!

Resolvi abordar esse assunto hoje, porque ontem conversando com uma amiga, recordei de um episódio que aconteceu há algum tempo mas ainda me chateia bastante.

Teve uma época que eu estava precisando de um determinado objeto emprestado, mas queria pagar uma espécie de aluguel por ele, pedi a um primo que dispunha do tal objeto. Ele concordou em me emprestar e se recusou de receber pelo aluguel. Deixamos tudo acertado que no dia seguinte eu pegaria na mão dele, marcamos a hora que ligaria pra combinar onde pegar e etc... Pois bem, no dia seguinte, conforme o combinado, eu liguei pra pra ele e... o celular estava desligado. Liguei diversas vezes até que desisti e fui procurar outra pessoa que pudesse me ajudar. No dia seguinte ao evento, esse primo me procurou pedindo desculpas, pois teve um contratempo e foi ajudar um amigo no interior e o cel não pegava e se atrasou por lá e blá, blá, blá... "Tudo bem! Imprevistos acontecem!" Foi minha resposta pra ele.

Mas qual não foi a minha surpresa, algumas semanas depois a irmã dele conversando com mainha contou que naquela data eles estavam em tal lugar e sem ela saber acabou revelando a mentira que ele havia me contado. Aí eu pergunto: Tem necessidade disso? Não era mais fácil dizer que não poderia me ajudar pois já tinha compromisso, ou que não estava disposto, ou qualquer outra coisa? Ele perdeu muito comigo e desde então nossa amizade nunca mais foi a mesma. Poderia ser tudo diferente, era só ele ter dito a verdade.

Pode ser chavão, clichê ou frase feita, mas cabe direitinho: "Me entristeça com a pior verdade, mas não me alegre com a melhor mentira."

É mais fácil você dizer a verdade, pode ser acusado de grosso e insensível, mas jamais será chamado de falso ou mentiroso.

Tem gente que parece ter prazer em mentir. Desvio de conduta? Falta de caráter? Ou simplesmente hábito? Sugiro que antes de sair por aí bancando o pinóquio pense nas consequências e nas pessoas que você afetará direta e indiretamente com suas mentiras.

Verônica

6 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Olá Meninas!
Gosto da sinceridade e prezo por ela!
Tenha uma excelente terça-feira!

Quero lhe convidar para ver e comentar ‘Os Anjos’ no http://jefhcardoso.blogspot.com

“Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

Anônimo disse...

Sou da mesma opinião, pois mentira tem perna curta, e em algum momento a verdade aparecerá! Tenho uma amiga q mente por tudo, e sempre faz isso que seu primo fez... Como é minha amiga desde infância, já não fico mais chateada, porém, ela não tem credibilidade com ninguém, poucas pessoas acreditam no que ela diz.. rssrs, chega até ser engraçado..
Beijos meninas!!

Luciana

Vanessa Souza disse...

E quem detêm a verdade absoluta?
Do ponto de vista filosófico, a verdade é uma pilhéria.

Anônimo disse...

Indico um filme bem legal sobre a questão levantada no post de hoje.
Chama: O PRIMEIRO MENTIROSO.
Beijos!

Anônimo disse...

"Migalhas dormidas do teu pão
Raspas e restos
Me interessam
Pequenas porções de ilusão
Mentiras sinceras me interessam
Me interessam, me interessam"

Com tanto que me deixe feliz. Que mal há?

Patrícia

Lília disse...

Eu tenho uma prima que tem vício de inventar mentiras bobas e desde que percebi isso nossa amizade mudou, é realmente muito ruim conviver com alguém em que não se pode confiar ou ao menos saber aonde começa a verdade e termina a mentira!

Eu não posso atirar a primeira pedra mesmo, mas que não tenho uma boa relação com a mentira, não tenho mesmo!