quinta-feira, 30 de junho de 2011

Quebra-Cabeça


O quebra-cabeça é um dos jogos mais instigantes que há. Incentiva a memorização. Requer um alto poder de concentração e exige raciocínio lógico e muita, muita paciência, qualquer decisão errada compromete o andamento do projeto inteiro.

Para as crianças o quebra-cabeça é muito educativo, desenvolve habilidades e ensina a criança a raciocinar e se concentrar. Diverte e ensina. Como sempre: as crianças aprendem brincando.

Na vida afetiva, muitas vezes, um relacionamento é como um quebra-cabeça. Exige concentração, raciocínio e paciência em dose cavalar. Mas o que fazer quando você percebe que o jogo da sua vida parece estar faltando peças? O que fazer quando as peças não se encaixam? Será que as peças que não se encaixam, ou você que está colocando-as no lugar errado?

Assim como no quebra-cabeça de brinquedo, na vida também bate um desespero quando as peças não se encaixam. Quando a imagem não se forma mesmo depois de inúmeras e incansáveis tentativas as coisas não dãio certo a vontade que dar é de jogar tudo pra cima. Mas aí é que entra o auto-controle. Você para, respira, se acalma, se concentra e volta ao trabalho.

O que faz a gente continuar tentando é a sensação de dever cumprido que temos no final. Quando apreciamos a beleza da imagem pronta a nossa frente, lembramos do trablhão que deu e o orgulho de estufar o peito e dizer: "Eu que fiz!" nos toma por completo.

Então, estou aí catando as peças do meu quebra-cabeça particular e montando aos poucos, ora feliz, ora estressada, ora eufórica, ora concentrada, ora com a cabeça nas nuvens, mas sempre com a certeza de que eu vou conseguir.

Se por acaso alguém encontrar alguma peça do meu quebra-cabeça, me avisa, tá?

Verônica

4 comentários:

Anônimo disse...

Tenho isso comigo, faço a minha parte, o quebra cabeça pode até não dar certo, mas eu tento.. sempre tento! Adorei o texto! Sou fã nº 1 do blog!! Beijão!!

Luciana Calandrine

Poupée Amélie™ disse...

E, as vezes, como é difícil montar um quebra-cabeça pequeno, com poucas peças!
BeijO*

Van disse...

Vel , querida , a vida é mesmo um enorme quebra cabeças em que passamos os anos todos até encaixarmos todas as peças...no amor isso não poderia ser diferente ! Saudades de vocês e daqui...voltei com força total ! Grande Beijo !

www.meusescritoseoutraspalavras.blogspot.com

www.vidainversoepoesia.blogspot.com

Quim disse...

Eu costumo dizer que a nossa vida é como um Labirinto,sabemos quando e por onde um dia entramos,mas,após entrarmos,a porta se fecha atrás de nós e a partir daí,ja não mais saberemos onde estamos e nem para onde os corredores tortuosos deste labirinto nos levarão e nem tampouco, quando e onde ,uma porta se abrira ,para que possamos sair deste labirinto para o nada,para o misterio escuro vazio à nossa frente.

Podemos considerar, tambem, a nossa como sendo um mosaico,cujo intrincado desenho é formado por muitiplas e irregulares peças como num complexo quebra cabeças.Cada peça,representando um fato da nossa existencia.No momento presente da nossa existencia,não temos a ideia do contôrno da peça atual que esta se formando, só o teremos daqui a muito tempo;multifacetada,como tantas outras que ja fazem parte deste quebra cabeças,não sabemos como ela e com qual outra ela se encaixara neste mosaico,até porque,ao redor dela,muitas outras peças ainda se formarão para dar sequncia a esta montagem.Ao fazermos uma analogia das nossas vidas com um quebra cabeças,compreendemos melhor como é este Doce Misterio do Viver,pois percebemos atravez das peças,dos encaixes perfeitos de bordas irregulares,a interligação tambem perfeita entre todos os fatos das nossas vidas e mais a interligação com outros quebra cabeças,com outras vidas de pessoas com as quais nos relacionamos.Numa leitura atenta deste mosaico que representa a nossa vida,percebomos que não existem peças faltando,que todos os encaixes são perfeitos,até mesmo com as peças mais irregulares e tambem com as menores,pouco expressivas.Neste mosaico nada esta fora do lugar.Isto nos deixa claro,que não vivemos por viver,que não fazemos o que bem queremos,mas,obedecendo a um script,a um roteiro previamente traçado,pois se assim não fosse,se vivessemos desordenadamente,ao nosso bel prazer,como explicariamos a perfeição dos encaixes destas peças que representam os fatos que compõe a nossa historia de vida? Como explicariamos e encadeamento e a sequencia perfeita,sem atropelos destes fatos ?...