quinta-feira, 16 de junho de 2011

Getileza no trânsito. Levante essa bandeira!



Moradora de uma cidade do interior no sertão pernambucano, definitivamente, eu não deveria ter problemas com trânsito, mas tenho! Petrolina que fica a 800km de Recife - Capital de Pernambuco - é uma cidade grande e bem desenvolvida, a cidade cresceu e a população triplicou em poucas décadas. Muitos imigrantes se instalaram aqui, atraídos pela prosperidade proporcionada pela fruticultura irrigada proveniente do rio São Francisco. Enfim... A cidade cresceu... E com esse crescimento vieram os problemas.

Agora, os moradores da cidade do interior sofrem os mesmos problemas dos moradores dos grandes centros: engarrafamentos enormes. Congestionamentos quilométricos e muito, muito estresse.

O que se vê no trânsito aqui é comum em todos os locais. Uma sucessão de desrespeito, imprudência e pessoas colocando suas vidas e a dos outros em risco.

Eu moro em Petrolina e trabalho em Juazeiro faço essa viagem interestadual diariamente há 7 anos. A ponte que liga as duas cidades - Ponte Presidente Dultra - Está em reforma, uma obra de duplicação que já se arrasta por quase 4 anos, o lado de Pernambuco ficou pronto há tempos, já o lado da Bahia...

Pois bem, pra piorar (ainda mais) a nossa vida, a empresa responsável pela obra na ponte criou o sistema de Pare. Siga. Só um lado da ponte funciona enquanto a mão contrária fica parada. São 20 minutos pra cada lado. Resumindo: Um inferno! Um trecho que em tempos de trânsito livre, de moto, eu fazia em 15 minutos, hoje preciso de no mínimo 50 pra completar o percurso... Me enraivar com motoqueiro imprudente, motorista hostil e ter a sensação de ver a vida por um triz já faz parte do meu cotidiano, mas eu ainda tenho fé que as pessoas vão mudar suas mentalidades e respeitar as leis de trânsito. Ligar a seta ao mudar de faixa, manter a distância segura do carro da frente, respeitar a preferência nos cruzamentos, não ultrapassar em local proibido, não passar no sinal vermelho, não andar no acostamento ou na faixa exclusiva pra ônibus e etc... São as mudanças que eu tenho fé de ver no trânsito da minha cidade e do país inteiro.

Os órgãos competentes já estão fazendo sua parte. Ao me informar sobre a renovação da minha carteira fui informada que motorista que nunca levou multa e não tem nenhum ponto na carteira pode renová-la por mais 5 anos. Motorista com multa só por 3 anos. Motorista sem nenhum ponto na carteira tem também um desconto de 5% no seguro de veículo... Enfim.
São incentivos que fazem a diferença. Portanto, façamos a nossa parte. Sejamos gentis. Sejamos prudentes.

Sabe o que eu queria mesmo? Morar perto do trabalho ou trabalhar perto de casa. Ir pro trabalho de bicicleta ou a pé e não precisar enfrentar esse trânsito infernal diariamente.
Qualidade de vida. Tudo que eu sonho em ter.

Verônica - A motociclista consciente

Um comentário:

O Divã Dellas disse...

É por isso que eu não tenho carro...
nem moto...
nem bicicleta!
Rsrsrs
Beijo, Parceira.
Se cuida, por favor!
Direção defensiva SEMPRE!
Cinthya