segunda-feira, 13 de junho de 2011

Homem Tem Medo de Mulher Inteligente?

(by Cinthya)

Num mundo tão moderno não é difícil encontrar mulheres em cargos altos dentro das corporações, administrando muitos homens subordinados a elas. Isso é um avanço e uma conquista vinda através de anos de lutas e, embora a vitória tenha começado a acontecer, ainda existem muitas desigualdades e muito preconceito. Muita gente comenta que homem tem medo de mulher inteligente e que elas, as mulheres, quanto mais independentes, menor suas chances de casamento.  


Pois bem, partindo para o lado comportamental desse quadro exposto acima, pesquisas comprovaram que os homens têm preferência pelas mulheres que ganham menos para se casarem. Isso mesmo, os homens procuram mulheres de status inferior ao seu para relacionamentos longos. Mulheres de cargo superior, de salário superior, de QI superior são desejadas apenas para relacionamentos curtos e passageiros. Mas para as relações de longo prazo as moças inteligentes e independentes são cartas fora do baralho na cabecinha dos rapazes.

Para os pesquisadores responsáveis por essa tese (S. L. Brown e B. P. Lewis) a resposta dessa escolha masculina está diretamente ligada à reprodução, pois a infidelidade das mulheres seria uma ameaça imensa à reprodução do homem. Nessa linha de raciocínio, melhor apostar as fichas numa mulher que possa ser controlada, dominada por seu homem. Dessa forma, mulheres com salários mais baixos e alguns outros traços de vulnerabilidade tornam-se mais atraentes aos olhos dos homens que buscam um relacionamento a longo prazo.

Quanto ao QI, quanto mais alto no homem, mais atraente ele é para mulheres que desejam relacionamento longo. No entanto a recíproca não se sustenta, pois quanto maior o QI na mulher, menos atraente ela se torna para o homem que busca relacionamento longo. Esse é o resultado de um estudo feito por pesquisadores em 2005.

Esses estudos e pesquisas apenas comprovam o que, na prática a gente vê acontecer a todo instante. Homens negam, mas têm medo de mulher inteligente, independente e dona de sua própria vida. Mulheres que não temem dizer um “não” quando algo lhes desagrada, mulheres que só ficam até o momento em que forem felizes.

Enfim, estou começando a entender porque nunca casaram comigo!

PS: Os dados acima foram obtidos através de anos de estudos e pesquisas. Mas claro que existem exceções...

10 comentários:

Marisa Passos disse...

Eu acho que tem medo sim, eles gostam de ser amigos, mais namorados/maridos não, homem não gosta de ser inferior, é como se fosse uma humilhação pra eles.

Ricardo disse...

Não sei se é bem por aí, Marisa!
Não se trata de ser ou não, ou de se sentir inferior ou não. O fato é que essas mudanças sociais estão ainda "engatinhando"!
Pra mim, ainda há muito o que as mulheres conquistarem e o que aos homens "desapegarem"! Irreversivelmente os instintos dos animais que somos vão ter que desaparecer... Né? rsrs...
Bjos

Marisa Passos disse...

Não digo que a culpa é de vcs Minêro (é vc mesmo?) rsrs mais foi a criação, pais passam pra filhos, então nos comportamos como nossos pais nos ensinaram e agora estão tendo que mudar issi, deve ser muito difícil pra vcs num é verdade?

Anônimo disse...

O que eu tenho observado é que cada vez mais homens querem namorar e até casar com mulheres independentes e que ganhem igual ou mais que eles. Vários amigos meus anunciam isto como " a maravilha do mundo moderno onde od dois dividem as contas".
Leila.

Kiko Nascimento disse...

aFF! Você não entende nada de homem hein Marisa? ehueheuhehuhee
Particularmente eu ADORO mulheres inteligentes, aliás, isso é um pré-requisito.
Mas o problema é que o conceito de "inteligente" na minha opinião está sendo visto muito equivocadamente, inclusive no texto. Ter um cargo de alta "patente" não quer dizer que seja inteligente e sim que estudou muito(ou em alguns poucos casos que "deu pra alguém").
Inteligência é a junção de vários aspectos(cultural, emocional, raciocínio, humor) e como não gostar de uma mulher que possui esses atributos? Quer dizer...dá sim pra não gostar...se não gostar de SEXO ehueheuheuheuehue
Existem várias assim! eehuehueheuheuehueheuheuhauhauaa

Marisa Passos disse...

Kiko, é claro que tem as exceções, mais vc mesmo deve ter amigos que preferem as mulheres que sejam inferiores a eles.

Anônimo disse...

Muito interessante isso.Eu realmente gostava mais de mulheres ousadas, mas, ultimamente, tenho sentido mais receio (também confesso que um pouco de medo) de algumas que são muito ousadas. Acho que não é devido ao machismo, pois nunca fui assim.Sempre respeitei o espaço das mulheres.Talvez seja pelo determinismo que assusta quando dizem "eu quero isso!" ou "vamos fazer isso!". Elas não sugerem,mas determinam.Tornar-se submisso.É um sentimento estranho, com certeza.Isso não acontecia quando eu morava no sul.Vim pro nordeste e notei que, aqui, as mulheres tem mais determinação e vontade.Cada louco uma sentença...rsrs.
Obrigado pelo artigo.

Anônimo disse...

eu acho que todos nois temos instintos dentro da gente, macho ou femea vivemos no mundo patriarcau,por mais que as mulheres ganhe seu espaço numca vai ser igual ao homen,vcs sabem disso! e a questão que a grande maioria dos homens não querer uma mulher que seja superior a ele em termos financeiro!nós homens numca casaremos com mulheires acima da nossa liderança de casa que é o lar não queremos mulheres dando de macho alpha ´´e humilhante contra aos nossos inconcientes aos nossos principios éticos e morais, ao não ser que tenha homens que gosta de ser humilhados e barriga branca e levando piada de gigolo pela a popria familia da mulher...

Anônimo disse...

Acredito muito nisso, não tenho planos para me casar e essa matéria mostra que fiz bem essa escolha minha, só as fracas se casam, as fortes lutam.

Anônimo disse...

Posso arriscar que somente as mulheres lésbicas podem ser amadas pelo o que elas realmente são. As que se casarem ou namorarem com homens são eternas escravas sexuais, o próprio comentário do homem acima diz isso. Mulheres, pensem muito bem antes de se casarem.