quarta-feira, 17 de julho de 2013

DESISTI DE VIVER



Eu estou assustada. Assustada e muito triste com o que vem acontecendo na nossa região nos últimos tempos.

Estamos no mês de julho e já foi confirmado só em Juazeiro e Petrolina 09 (NOVE) suicídios de jovens de janeiro pra cá. É um número assustador, levando em conta que esse pode número pode não ser real, posto que notícias assim, os veículos de comunicação, meio que abafam, até por respeito às famílias. Por isso, a gente só fica sabendo o que acontece próximo da gente.

Esse final de semana, no domingo mais precisamente, eu soube da notícia mais triste dos últimos dia, um amigo meu, leitor assíduo do blog e de longe, meu crítico mais gentil. Até já colaborou com um texto bem lindo que eu já postei aqui. Sonho de Criança.

Vinicius era o tipo de cara boa praça, sempre gentil, educado, alegre e alto astral. A notícia do suicídio dele pegou a todos de surpresa, por trás daquele sorriso fácil, daquele monte de piadas e daquela disposição toda se escondia um coração sofrido e amargurado. Uma perda incalculável. 

Uma tristeza das grandes.

Suicídio, pra mim, é o ato mais extremo de fraqueza, covardia, desespero e egoísmo que um ser humano pode cometer. É simplesmente dizer: “Não quero mais” e não se preocupar com a falta que fará aos que ficam. A morte, ao meu ver, já é uma estupidez, e a morte provocada então... é o cúmulo. Na vida, pra tudo se tem uma saída, na vida. Na morte, já era. Não há mais o que se fazer. Morreu. Acabou.

Eu conheço pessoas com o dobro da idade que Vinicius tinha, quando decidiu desistir da vida, com sérios problemas de saúde e lutando com todas as forças pra sobreviver. É inadmissível que um jovem, com tantas coisas pela frente, com tanta vida, simplesmente desista, assim, sem mais nem menos. É triste. É chocante. É dilacerador.

Esse texto de hoje, é tristemente especial, porque é o desabafo de uma amiga que ficou órfã da alegria, da presença de espírito e da amizade de um amigo.

Esse texto é especial porque é um grito de alerta. Jovens, acordem!!! Parem de olhar pro próprio umbigo e olhem ao redor. Não sejam covardes, não desistam, não vão ao fundo do poço assim, não pensem que a vida não faz sentido, não ajam como se o amanhã não existisse, não se portem como se não fossem capazes de resolver os próprios problemas. A vida é linda, é breve e vale SIM à pena. Acreditem. Não se matem. Não desistam de viver. Não abandonem quem vocês amam.

Logo, logo minha tristeza vai passar e de Vinícius ficará apenas a lembrança do cara bacana que ele era, mas a saudade, ah a saudade está apenas começando.

Vinicius Tamoio Alberti
10/12/1987
14/07/2013


Verônica

2 comentários:

Yolanda disse...

Minha cara amiga, é a primeira vez que passo por aqui, entendo a sua mensagem, é doloroso demais uma perda dessa forma,o sofrimento é infinito para quem fica e a dor é absurda.
Um abraço fraterno.

Andréa disse...

Conheci o Vinícius, e ele era uma pessoa incrivelmente apaixonante. Conversava com ele por horas e horas. Era um amigo, um conselheiro, sempre tinha solução pra tudo. Até hoje a única pergunta que sempre vem a minha cabeça ao lembrar dele é Porque???? Insisto em não querer acreditar que ele não queria isso. Porque ele era um ser iluminado e irradiava sua luz por onde passava, sempre com seu sorriso gentil, sempre muito educado, apesar de ser tímido. Ele era um príncipe. Vini vai permanecer na memória de todos aqueles que o conheceram. E eu prefiro não pensar que ele tenha feito isso por fraqueza, por simplesmente ter desistido da vida. Ele não era fraco e ele amava a vida. Difícil de entender o porque. O que eu sei é que ele era especial. Saudades eternas de você meu amigo.