sábado, 30 de junho de 2012

Amor à distância...



Já tinha decidido não escrever hoje. Não me encontro nos meus melhores dias, cabeça não está boa, coração não está tranquilo e compartilhar angústia não é o meu forte. Decidi então ouvir uma boa música, para acalmar a alma. Coloquei Alceu Valença pra tocar e Alceu citou Rubem Braga que me fez recordar de um texto que amo. Aliás, eu amo Rubem Braga. Já falei aqui, já até compartilhei um texto dele. Esse texto que compartilho hoje fala sobre amor à distância. Rubem aconselha a não amar à distância. A mensagem que eu captei dessas belas linhas é que o amor à distância não é bom, as vezes moramos na mesma cidade que a pessoa amada, pode ser até na mesma casa, no mesmo bairro. Enfim, você pode estar ao lado da pesso, mas ama à distância. Parece que um oceano os afasta. Uma barreira os impede de se aproximarem. Uma multidão os separa. Pode ser um oceano de dúvidas. Uma barreiras de hábitos, uma multidão de pessoas que nada agregam, só afastam. Enfim, que possamos compreender que a questão "distância" está muito além da geografia.

A seguir, o texto!

Bom final de semana!

Verônica



Não ameis à distância

Em uma cidade há um milhão e meio de pessoas, em outra há outros milhões; e as cidades são tão longe uma da outra que nesta é verão quando naquela é inverno. Em cada uma dessas cidades há uma pessoa, e essas pessoas tão distantes acaso pensareis que podem cultivar em segredo, como plantinha de estufa, um amor a distância?
Andam em ruas tão diferentes e passam o dia falando línguas diversas; cada uma tem em torno de si uma presença constante e inumerável de olhos, vozes, notícias. Não se telefonam mais; é tão caro e demorado e tão ruim e além disso, que se diriam? Escrevem-se. Mas uma carta leva dias para chegar; ainda que venha vibrando, cálida, cheia de sentimento, quem sabe se no momento em que é lida já não poderia ter sido escrita? A carta não diz o que a outra pessoa está sentindo, diz o que sentiu a semana passada... e as semanas passam de maneira assustadora os domingos se precipitam mal começam as noites de sábado, as segundas retornam com veemência gritando - "outra semana!" e as quartas já tem um gosto de sexta, e o abril de de-já-hoje é mudado em agosto...
Sim, há uma frase na carta cheia de calor, cheia de luz; mas a vida presente é traiçoeira e os astrônomos não dizem que muitas vez ficamos como patetas a ver uma linda estrela jurando pela sua existência - e no entanto há séculos ela se apagou na escuridão do caos, sua luz é que custou a fazer a viagem? Direis que não importa a estrela em si mesma, e sim a luz que ela nos manda; e eu vos direi: amai para entendê-las!
Ao que ama o que lhe importa não é a luz nem o som, é a própria pessoa amada mesma, o seu vero cabelo, e o vero pêlo, o osso de seu joelho, sua terna e úmida presença carnal, o imediato calor; é o de hoje, o agora, o aqui - e isso não há.
Então a outra pessoa vira retratinho no bolso, borboleta perdida no ar, brisa que a testa recebe na esquina, tudo o que for eco, sombra, imagem, um pequeno fantasma, e nada mais. E a vida de todo dia vai gastando insensivelmente a outra pessoa, hoje lhe tira um modesto fio de cabelo, amanhã apenas passa a unha de leve fazendo um traço branco na sua coxa queimada pelo sol, de súbito a outra pessoa entra em fading um sábado inteiro, está-se gastando, perdendo seu poder emissor à distância.
Cuidai amar uma pessoa, e ao fim vosso amor é um maço de cartas e fotografias no fundo de uma gaveta que se abre cada vez menos...
Não ameis à distância, não ameis, não ameis!

Rubem Braga

4 comentários:

Selma Helena. disse...

Um lindo texto, Vel!
Adorei a postagem e concordo.
Desejo um final de semana colorido, florido e perfumado. Muita luz, amada!
Beijos,
Selma.

Gui - Descrevendo a vida, assim como ela é... disse...

Lindo texto,
Realemnte muitas pessoas estão tão juntas e ao mesmo tempo tão distantes..

Tem uma letra de Jorge e Mateus que diz ...
♪ O que de um grande amor se espera
É que tenha fogo;
Que domine o pensamento
E traga sentido novo
... Que tenha paixão, desejo
... Que tenha abraço e beijo
E seja a melhor sensação
Que preencha a vida vazia
Mande embora a agonia
E que traga paz pro coração....♪

isso é o oposto de não amar a Distancia..

Bjinhos :)

O Divã Dellas disse...

Linda letra, Gui! Não conhecia!!

Beijos, meninas!

Verônica

Unknown disse...

Olá,nossa adoro esse blog,só tem artigo bom,sempre que dá estou passando aqui,depois que meu amigo me recomendo nunca mais deixei de visitar,alguem sabe me falar se assim aqui é bom www.softwarecelularespiao.org ? abraços,assim que der eu volto pra comentar aqui no blog