quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

É Uma Questão De Escolhas!


(by Cinthya)

Eu sempre me vejo intrigada com coisas que eu não consigo compreender a fundo. Gosto de perguntar, pesquisar, indagar, questionar até que eu possa alcançar a compreensão e aquietar a minha mente.  E o comportamento humano é, sem sombra de dúvidas, uma das coisas que mais me intriga e instiga à pesquisa.
Eu não conseguia compreender o casamento, por exemplo. A todas as pessoas casadas com quem eu conversava era lançada a pergunta: “Você tinha certeza que era a pessoa e o momento certos para o casamento?”. Os meus interrogados pensavam e respondiam que não (salvo os mais românticos). Eles não tinham certeza de nada, mas ainda assim casaram. Eu não conseguia compreender isso. E por muito tempo indaguei.
Hoje eu entendi uma coisa: entendi que não existem certezas, de fato. O que existe são escolhas. A gente escolhe a pessoa com quem quer casar e construir sonhos e família. A gente escolhe o dia que vai marcar essa união. A gente escolhe os nomes que daremos aos nossos filhos. Mas, na verdade, a gente não tem certeza alguma. A gente não sabe se daqui a 50 anos ainda estaremos junto dessa pessoa, mas a gente escolhe querer estar. E assim vamos escrevendo a nossa história.
A gente não tem certeza! A gente não tem garantia alguma de que aquela pessoa é a pessoa certa. Por falar nisso, eu descobri também que não existe pessoa certa ou perfeita. Existe sim, uma pré-disposição em ceder e se empenhar para que algo dê certo, para que a união dos dois dê certo. Mas, perfeição, não existe.
Relacionamentos são escolhas. A gente tem que pesar os prós e os contras e daí escolher o que fazer. A gente tem que ter maturidade para enxergar a união como um grande investimento que só dará certo se, diariamente, a gente se dedicar, abdicar, ceder, entender.
Então eu descobri que não existe certeza quando o assunto é casamento. Existem escolhas. Existe vontade. Existe desejo. Existem projetos. Existem sonhos. Mas certeza, isso, definitivamente, não há.

2 comentários:

O Divã Dellas disse...

Então, isso significa que...?

Hahaha

Te amo, Parça!!

Beijos!!

Verônica

Debby disse...

Oi Cy , oi Vel..
Nossa profundo isso hein ?

Também não acredito nessa certeza, acredito em relações de empatia. E com om tempo, com o amadurecimento mutuo ou não. Vão-se nascendo as necessidades de dividir uma vida em comum.
Na verdade tem que existir e muito a aceitação e a vontade de ceder com compreensão e afetividade.
Ai sim.. quase tudo será prosperidade!

Gostei do Post, Cy
Bjs
Debby :)