quinta-feira, 21 de março de 2013

Você Tem Orgulho das Escolhas que Fez?




 “E” e “Se” são duas palavras, que separadas são, inofensivas, mas quanto as juntamos, elas vestem uma roupa assustadora, com elas podemos disparar o gatilho das dúvidas e arrependimentos e sensações de desconforto. “E se eu tivesse ido por aquele caminho?” “E se eu não tivesse feito o que fiz?” “E se eu tivesse ficado com ele?” “E se eu não tivesse tido medo?”

Às vezes eu paro e fico pensando na minha vida, nas escolhas que fiz. E essas duas palavrinhas me aterrorizam. Questiono-me como minha vida teria sido, se as escolhas que tivesse feito fossem outras. Depois, paro, penso e descubro que não há do que me arrepender. As escolhas que fiz foram as melhores que poderia fazer naquele momento. Se escolhi o caminho que escolhi foi por achar que, naquele momento, era o melhor a fazer.

Aí meu segundo questionamento: Você tem orgulho da vida que leva? Tem orgulho da profissão que escolheu. Tem orgulho das coisas que faz? A vida é uma só, uma vez tomada uma decisão, não há mais o que fazer a não ser arcar com as conseqüências dela.

Conversei com algumas pessoas próximas nos últimos dias e pude constatar que mais da metade, se pudesse, mudaria a vida que tem. Trocaria o caminho que segue, escolheria outro caminho. A maioria das pessoas que me cerca não tem orgulho da profissão que tem, não tem prazer no que fazem, não estão satisfeitas com os frutos que estão colhendo. Frutos das escolhas que fizeram lá atrás.

Qual o sentido da vida? O que estamos fazendo? Para onde estamos indo? Seguindo como robôs, vivendo uma rotina de repetições e alheios a sentimentos e sensações. Os ânimos estão se abrandando, o amor está esfriando. Conseguimos nos manter indiferentes aos dramas vividos por pessoas próximas de nós. Coisas chocantes não nos chocam mais. Será que perdemos a capacidade de nos indignarmos?

Desacreditados, desmotivados, saturados, indiferentes, insensíveis... Foi isso que nos tornamos? Só eu acho isso? Eu estou confusa ou o mundo está confuso?

Não, definitivamente as coisas não estão no seu curso normal.

Verônica

2 comentários:

Silvia Cristina disse...

Nossa, ótima reflexão.
Eu não tenho mais orgulhos que arrependimentos, mas acho que ninguém consegue ser 100%. Vivemos de escolha, e convivemos com aquela dúvida de como teria sido se estivesse escolhido outro caminho.

Beijs

Gui - Descrevendo a vida, assim como ela é... disse...

Me questiono sempre, sobre minhas escolhas, as vezes bate um medo de ter feito a escolha errada, bate tantas dúvidas, medo, mas a vida é feita de escolhas né, e escolhi esse caminho vou indo ate ver onde isso vai dar.