segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Dia Do Rei Do Sertão, Do Nordeste e Do Baião!

 

 

Os encantos do sertão nordestino

(by Cinthya)
O sertão do nordeste é, sem sombra de dúvidas, uma das regiões mais encantadoras do Brasil. O que nos falta em riquezas materiais nos sobra em cultura. Somos um povo extremamente expressivo e sensível, porque sabemos extrair de nossa situação precária a poesia que vem tornar a vida mais doce.

Subir num carro de boi e adentrar as paisagens de nosso sertão é um prazer indescritível. O solo avermelhado anuncia que a vida por esses lados é sempre árdua e apaixonante. A vegetação seca e espinhosa vem comprovar a dureza de se viver por aqui. Por dentro das cercas avistamos o solo rachado denunciando que ali um dia existiu água. Cabeças de bois magros que balançam chocalhos cansados anunciam que há por perto alguma família. Não demora muito e avista-se uma casa de taipa, pequena, de onde saem crianças correndo na maior gritaria do mundo, são tantas crianças que se tem a impressão de que é ilusão de ótica caber tanta gente num recinto tão pequeno. Uma fumaça sai da porta do quintal, um cheiro gostoso de café e de fubá. São agora 17:00hs e o sol ameaça nos deixar. Logo chega um convite para participar do lanche, as crianças já lavadas, com seus chinelinhos remendados com barbante e suas roupinhas de chita sorriem um tanto acanhadas. A dona da casa serve um café quentinho e uma broa deliciosa. Apesar da mesa tosca de madeira, sem toalha, os bancos com as pernas meio bambas,  temos uma sensação de bem-estar que não é comum. Sentamos no terreiro onde o senhor da casa nos espera para uma prosa boa e divertida. Os causos contados são, ora horripilantes, ora entristecedores, mas de uma veracidade um tanto quanto duvidosa. A conversa está muito boa, mas percebemos que a dona já começa a armar as redes mostrando-nos que já é chegada a hora de irmos embora.

A lua aqui é mil vezes mais clara do que em qualquer outro lugar, e as estrelas que cobrem esse céu são bem mais brilhantes e em maior número do que nos céus dos outros lugares. Os nossos pássaros são mais afinados e têm um repertório mais refinado. Até mesmo os cachorros são mais amigos.

É fascinante esse lugar. É fascinante ver a vida brotando num solo seco e quente, é fascinante ver a sabedoria em pessoas que sequer sabem o que é alfabetização, é emocionante você olhar nos olhos de uma criança nordestina, sertaneja e deparar-se com o brilho mais intenso da vida. O sertão nordestino é encantador!


Tenho orgulho de ter nascido a menos de 60 quilômetros da cidade do Exu. Fui concebida nos embalos da sanfona de Seu Lua, desde muito pequena aprendi a amar o seu trabalho. Amo porque ele fala de mim, dos meus avós, meus pais, minha cidade, minha vida, enfim.

Fala  dos nossos medos, das nossas riquezas, da nossa terra, das nossas dores, dos nossos sonhos. Fala com tanta posse do assunto, fala com tanto sentimento e arte que não tem como não emocionar a todos que o escutam.

Enfim, hoje é dia de festa!!!

Viva nosso Luiz Gonzaga, a mais pura e rica expressão da cultura nordestina!

Um comentário:

O Divã Dellas disse...

"Vai diminuindo a cidade, vai aumentando a simpatia. Quanto menor a casinha ai ai, mais sincero o 'bom dia!'. Mais mole a cama em que durmo, mais duro é o chão que eu piso. Tem água limpa na pia ai ai, tem dente a mais no sorriso."

Essa música é do Pato Fu, foi feita pra expressar a hospitalidade do povo no interior de Minas Gerais, mas se encaixa perfeitamente à realidade do nosso sertão.

Tenho orgulho de ser nordestina tenho muito amor a história de Luiz Gonzaga o nosso Rei do Baião. Adoraria ter nascido uns 10 anos antes pra ter acompanhado mis de perto a história desse homem fascinante. Viva ao mestre Lula, o nosso Rei do Baião!!!!

Ps: Parceira, tu ta devendo um post sobre a nossa odisséia em Exu. Completaram 7 anos, como o tempo passa rápido... Quero a história com riqueza de detalhes, desde a confusão com a hospedagem às lágrimas no museu.

Faria tudo exatamente igual...

Beijos!

Verônica