quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Quando o Amor Toca o Coração

Ontem, li o esboço de um livro, uma linda estória de amor, escrito pelo fofo querido , Marcus Laert, e daí comecei a pensar na vida e no amor que é uma coisa que está presente em tudo, em todos os momentos de nossa vida. Comecei a lembrar de grandes histórias de amor que marcaram épocas, como as de: Tristão e Isolda, Helena e Páris, Capitu e Bentinho, Eurídice e Orfeu, Pilar e seu amado (no livro de Paulo Coelho; As margens do Rio Piedra sentei e Chorei) e porque não, a grande conhecida de todos nós que é a história de Romeu e Julieta.


Eu fico a me perguntar: Será mesmo que precisamos de alguém para ser feliz? Será que o amor que temos em nós não é suficiente? Será que necessitamos de um amor pra completar nossas vidas? Ou esse amor viria apenas para somar? Será que somos mesmo só “uma banda da laranja”?

Uma vez a Marisa Monte em sua música ‘Satisfeito’, fez o seguinte questionamento: “Quem foi que disse que é impossível ser feliz sozinho?” Eu respondo: Marisa, quem disse foi o grande poeta Tom Jobim em sua linda canção ‘Wave’, ele diz com todas as letras: “É impossível ser feliz sozinho” Mas agora eu que pergunto: Será que o sábio poeta está com a razão?

Numa sociedade cada vez mais individualista e solitária, onde somos engolidos pelos nossos afazeres, e correria do dia-a-dia, onde as horas insistem em passar voando, o amor está perdendo cada dia mais espaço, as pessoas estão cada vez mais frias e egoístas, não sobra tempo para amar ou se dedicar, ninguém quer “perder tempo” tentando conquistar o par.

Aí eu me pergunto: Onde será que vamos parar? Como será o futuro das próximas gerações?

Ao longo da vida eu aprendi (a duras penas) que ninguém precisa de ninguém para ser feliz. E hoje posso afirmar, sem ter dúvidas, baseada na minha própria história que a felicidade está em nós e de nós ela depende. Só de nós. A paz de espírito e o coração tranqüilo é o maior bem que podemos possuir. E disso, não devemos abrir mão. Depender dos outros é furada, depositar expectativa demais no outro é assinar a sentença de sofrimento. Quando se espera demais de uma pessoa, inevitavelmente essa pessoa nos decepcionará. Claro que essa é a minha realidade, pode ser que haja (com certeza há) quem discorde. Normal! O que serve de lição pra mim pode não servir pra o outro e vice e versa. O que devemos priorizar mesmo é a nossa felicidade. Dela não devemos abrir mão.

O Amor/relacionamento é um assunto muito abrangente e expansivo, romântica irremediável e apaixonada convicta ainda vou abordar muitas vezes esse tema por aqui.

Esse texto fui publicado em 13/08/2010 em http://www.alminhasimpenadas.blogspot.com/

Verônica.

Nenhum comentário: