quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Homenagem ao Dia do Samba



É com muito samba no pé que inicio esse texto hoje, feliz e contagiada por esse ritmo envolvente e super animado que venho aqui prestar a minha singela homenagem aos GRANDES do Samba: Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Cartola (O mestre), João Nogueira (o maior entre os maiores), Clara Nunes, Chiquinha Gonzaga, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Diogo Nogueira, dentre outos...

O Samba é um genêro musical, de onde deriva um tipo de dança vinda de raízes africanas, uma manifestação cultural tida como um ritmo nacional por excelência. Varia entre o Samba de Roda, nascido no meu querido Recôncavo Baiano, o Samba Enredo, chamado também de Samba Carnavalesco. Que traz em si belas mensagens que nos faz refletir. Ao Samba Carioca Urbano onde ganhou grande proporção na Cidade do Rio de Janeiro. Foi lá, no Rio de Janeiro, que o samba ganhou força, um caráter totalmente singular onde a poesia foi misturada ao batuque e o gingado e nos apaixonou. É uma expressão cultural, é uma poesia cantada, é uma forma de libertação, pois numa excelente roda de samba com os amigos, aliviamos nossas dores e esquecemos nossos problemas. E como se não bastasse é também um patrimônio Cultura e Histórico. Quem não traz consigo uma recordação boa de uma época maravilhosa embalada por um delicioso samba? "Trem das  Onze" é uma das minhas canções favoritas, lembro da minha infância, lembro do meu saudoso irmão que tanto gostava desse samba. Ah, como é bom lembrar...
Jorge Aragão, foi o fundo musical de uma deliciosa e breve página no livro da minha existência. Enfim, o Samba é  maravilhoso! O Samba é o nosso orgulho!
É com muita vontade de cair no samba que eu deixo essas poucas palavras pra demonstrar meu amor e admiração a nosso vasto acervo cultural.
Parabéns ao Samba o ritmo mais brasileiro e carioca do mundo.

Viva ao Samba!!!

Verônica.

2 comentários:

Aliny Jaciara disse...

♫ Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé... ♫

Viva ao Samba!!!

Viva a Bahia! Viva o Rio Janeiro! Os bons estados que concretizaram o nosso samba no pé!

O Divã Dellas disse...

E viva Luciano, meu preto lindo que mora em Salvador e é louco por samba...
E viva Dedé, que toca com Brown, que tá em turnê na áfrica, que é gente boa demais e tb respira samba.
Cinthya