quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Reféns da tecnologia



Mundo globalizado era da informática, tecnologia de ponta, internet, 3G, TVHD e mais um monte de parafernália... Coisas que inventaram com a desculpa de melhorar nossas vidas, torná-las mais práticas. O pior de tudo é que conseguiram, ao menos nos deixaram dependentes de tudo isso...

Com aumento no número de acesso à rede mundial de computadores, aumentou também o número de crimes envolvendo os usuários. A cada ano o número de vítimas aumenta significativamente. Os chamados crimes tecnológicos vão de acesso às contas bancárias, compras com cartão de crédito e outras tantas fraudes.
Quem não conhece alguém que tenha sido vítima de rackeres e teve sua conta invadida e valores subtraídos? Quem não conhece alguém que comprou algo na internet e nunca recebeu? Eu conheço várias...

Com uma carga horária de trabalho de 54 horas semanais, não me sobra muito tempo para ir ao centro da cidade visitar lojas, olhar vitrines e comparar preço. Apelo para compras na internet, é mais rápido, é prático, mas não é seguro.
Graças a Deus nunca tive nenhum problema do tipo, sempre tive minhas compras entregues sem maiores percalços, nunca tive cartão clonado, mas tenho consciência dos riscos que corro.

Na última terça-feira estava assistindo uma matéria no Bom Dia Brasil falando sobre isso. Eles contaram a história de duas famílias em Salvador que fizeram compras pela internet e quando receberam o embrulho, ao invés do notebook que compraram tinham 2 tijolos. E agora? Quem deverá se responsabilizar por isso? A primeira parcela já veio na fatura do cartão. Olha o tamanho do problema.

O delegado entrevistado alertou também sobre os riscos que corremos ao inserirmos dados dos nossos cartões de crédito nesses sites, eles podem ser usados para outros fins, sem o nosso conhecimento.
São os prós e contras da vida moderna. Vamos redobrar o cuidado e tentar evitar exageros nos acessos. O difícil é conseguir.

Quer ver o quanto você é refém da tecnologia? Veja sua reação diante da falta de energia elétrica, seja em casa ou no trabalho, esqueça o celular em casa ou vá a algum lugar que não tenha sinal de telefone móvel, ou ainda quando se ver sem internet... Se a primeira sensação for de impotência e você se sentir estagnado ou se o primeiro pensamento for: "E agora?" Já era...

Verônica

4 comentários:

Lília disse...

O pior são as redes sociais, onde se tem acesso a tudo sobre as pessoas e agora com o facebook, há uma necessidade geral de expor os mínimos detalhes do cotidiano.

Realmente a coisa avançou, ajuda muito, mas nos tornamos reféns dessa parafernalha toda!

Emilene Lopes disse...

Você tem razão, estamos cada dia mais dependentes da tecnologia...Dia desses faltou luz aqui, ainda bem que estava no not e ainda tinha bateria suficiente, rs...
Bjsss
Mila

Anônimo disse...

Eu não sei o que seria da minha vida sem os "i" iPhone, iPad, iPod...

Disseram, recentemente, que 3 maçãs mudaram a história do mundo: A de Eva, a de Isaac Newton, e a de Steve Jobs... e não é que estavam certos...

sandro silva disse...

recentemente adquirir um celular moderno, cheio d funções. A cada dia q passa descubro uma coisa nova nele. É acesso a net, é msn, é facebook e agora tenho skype. Uau, q massa. Não ha um dia se quer q eu não use ele pra net. Agora sim sei e vejo q sou + um escravo da tecnologia.