sábado, 15 de outubro de 2011

Máscaras



Existem momentos em nossas vidas que somos obrigados a usar máscaras. Máscara de alegria quando a tristeza dilacera o peito, máscara de serenidade quando o desespero se estabelece, máscara de força quando a vontade é de se jogar no chão, máscara de sorriso quando a lágrima rola na alma, máscara de satisfação quando a insatisfação é iminente. São máscaras que põem em nós, ou que nós mesmos  somos obrigados a pô-las.

Estou vivendo um momento que tudo que desejo é me livrar das amarras das responsabilidades. Queria não ter tantas obrigações e não precisar seguir certas regras. Queria tirar férias de mim mesma e das pessoas que eu amo, mesmo amando-as sinto que preciso desse afastamento, pelo menos por um tempo. Queria ter o poder de mudar de vida, de rumo, de planos, de sonhos, de direitos e de deveres. Mas não tenho. Sinto que minhas alegrias são tristes e meus momentos, escassos, de diversão e lazer são superficiais. Meu contentamento logo passa e o vazio é persistente.

Infelizmente a vida não é uma história em quadrinhos feita a lápis que você apagar e começar de novo quando achar necessário, por isso vou tentando contornar as barreiras e os buracos e vou levando a vida assim, tomando comprimidos de consolo que servem como análgesico para amenizar a minha dor. Uma dor causada pela falta de algo que nem eu mesma sei o que é. 

Sinto-me como uma mulher invisível, as pessoas me olham, mas não me vêem de fato, sinto que minha voz não é ouvida e todas as minhas atitudes são desprezadas ou desprazíveis. Sinto que não faça nada de importante e em certos momentos vejo a vida sem sentido. Me irrito com as pessoas que eu amo e faço e falo coisas injustas. Sou humana e como tal, sou passiva de erros, fraquezas, dores e tristezas. Eu sei que isso tudo é uma fase e que vai passar. Já aconteceu em outras oportunidades e certamente acontecerá de novo, lá na frente.

O legal de ter um blog é que, dentre outras coisas, ele serve como uma espécie de diário virtual e público. Você manda cartas para pessoas que certamente não lerão, mas essa mesma carta se encaixará como uma luva na vida de alguém e levará uma mensagem, exatamente a mensagem que esse alguém precisava ler. Você compartilha histórias, sentimentos e sensações que serão desprezados por uns e muito bem aceito por outros. Você fala de sua vida, divide seus medos e ao mesmo tempo está entrando na vida de alguém que você nem conhece e levando um afago. Definitivamente, ter um blog é tudo de bom.

Eu gostaria muito de não precisar compartilhar coisas assim aqui nesse lugar que eu tanto gosto, mas se não o fizesse estaria sendo falsa. Seria uma farsa comigo e com quem nos acompanha. A vida não é só flores e a primavera não dura o ano inteiro. Quando o inverno chega precisamos conviver com ele, afinal ele também é necessário.

Verônica

7 comentários:

Andarilho disse...

E o inverno sempre chega. Cedo ou tarde.

O Divã Dellas disse...

Verdade, Andarilho. Quando o cinza se faz presente é complicado segurar a barra. Mas isso tb passa.

Verônica

Ricardo disse...

Invernos e verões são extremos. Ambos têm sua beleza e seu propósito.
Por isso temos os "equinócios"...
Vc vai ficar bem, Vel!
Xero

Jussara disse...

É dificil imaginar uma menina tão bonita, alto-astral e inteligente feito você tendo crises nebulosas assim. Vou torcer para que essa fase cinza passe logo.
Beijos e força Vê!

Anônimo disse...

E no baile de máscaras da vida, vamos dançando, dissimuladamente, conforme a música...

De cara o melhor texto que já li.
O reflexo de uma alma angústiada.

Quim disse...

Tudo isto não passa de uma fase,muito comum na vida de todos nós e como todas as fases,esta tambem passara a seu tempo deixando contudo as suas marcas,algumas superficiais,ontras,indeleveis,outras mais,invisiveis, que balizarão a tua linha do tempo.Colocar uma mascara é fugir,se esconder,tentar se afastar que algo que de algum modo,de alguma forma,nos desagrada,mas,precisamos ter em mente que ao nos afastarmos de um problema,ele não se resolvera por si mesmo,ao contrario,tendera a se agravar piorando ainda mais as coisas,mas,por outro lado,as mascaras tambem são necessarias quando precisamos de tempo,de uma pausa,de uma fuga momentanea,estrategica, do mundo real que nos parece adverso, para que tenhamos um encontro intimo conosco no silencio das nossas almas.As mascaras nos permitem jogarmos para a plateia enquanto sob elas acertamos nossos mecanismos interiores do nosso ser corrigindo suas falhas, seus descompaços,recarregando nossas baterias para,quando retirarmos estas mascaras, ja renovados,estejamos mais fortalecidos diante dos problemas que nos afrontam...

O Divã Dellas disse...

Quim, vc está coberto de razão... Estou sem palavras diante do seu comentário.

Um beijo!


Verônica