quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Você Não Sabe e Não Entende


(by Cinthya)

“Parece cocaína, mas é só tristeza” essa e tantas frases que compõe as canções inesquecíveis de Renato Russo são, na verdade, um auto- retrato de uma alma recheada de uma tristeza profunda, de uma melancolia aguda, de uma insatisfação com o que se via em volta.

De tanta contradição com o que ele tinha dentro de si e o que o mundo lhe oferecia Renato acabou mergulhando por caminhos tortuosos. Mas a poesia que trazia dentro de si nunca manchou-se com a lama que ele encontrou pela estrada. E não importava se ele escrevia sobre ódio ou amor, morte ou vida, indiferente do assunto abordado a poesia dele era absolutamente bela.

Muitas vezes eu assisto documentários sobre ele e tenho-o como uma das almas que tanto me despertam a curiosidade. Quando o vejo tão calado, tão sozinho, olhar distante, imagino ou tento imaginar o que se passava dentro de seu ser. Ele era um menino com uma alma maior que o normal, com uma sensibilidade imensamente desperta capaz de captar o sentido da vida em todos os atos de todas as pessoas. Em pessoas com essa sensibilidade exacerbada tudo dói mais, tudo fere mais e daí o estado de tristeza é inevitável.

Cada letra dele é uma viagem para dentro desse infinito poético que era ele mesmo. Ele me faz chorar ainda hoje. Ainda hoje me emociono quando o ouço cantar, porque a sua música não alcança apenas meus ouvidos, ela invade minha alma, ela me causa arrepios, ela me arranca lágrimas, ela me faz ficar imóvel viajando nas ondas dessa emoção tão pura.

Já se passaram tantos anos de sua morte, mas para mim, em verdade, ele sempre esteve vivo, porque me encontro sempre em sua obra, troco figurinhas com ele. Imagino que hoje, livre do corpo de carne, aquela alma imensa, pode finalmente viver na sua intensidade.

"Eu sou um pássaro

Me trancam na gaiola

E esperam que eu cante como antes

Eu sou um pássaro

Me trancam na gaiola

Mas um dia eu consigo existir

E vou voar pelo caminho mais bonito

Clarisse só tem quatorze anos"

2 comentários:

Andarilho disse...

Uma grande perda. Mas se o universo for justo, ele encontrou a paz que não conseguiu em vida.

Jussara disse...

Renato Russo era um homem à frente do seu tempo.

Beijos meninas!