segunda-feira, 16 de maio de 2011

Eu Engravidei Sozinha

(by Cinthya)

A gente vive num mundo moderno, com a tecnologia invadindo tudo, inovando a cada segundo. Com a ciência avançando e encontrando cura para quase todo tipo de doença, com pesquisas avançadas e mentes desenvolvidas para o futuro.

Foi nesse panorama que eu, certo dia, me descobri grávida. Uma mulher no século XXI, grávida e sozinha. Nada mais normal, correto? Para mim, tudo certo. Para os outros, nem tanto.

Ouvi muitas barbaridades desde que assumi meu estado de Grávida Solteira. Primeiro todo mundo queria saber quem era o pai. Pessoas que eu nem conhecia, que eu nem sabia que existiam repetiam nervosas: “Mas como pode, engravidar sem um pai?” Enfim... Eu tirava de letra essas situações, por mais incômodas que fossem.

Mas dia desses, falando com um amigo muito querido, ouvi dele algo que mexeu de verdade comigo. Ele disse que para fazer um filho era preciso um homem e uma mulher (pelo menos na forma de concepção convencional) até aí, tudo bem. Mas a mulher engravidar sem a “autorização” do “doador” era desleal, injusto e ele entendia a situação delicada do pai do meu filho.

Quando eu li essas coisas que ele escreveu (estávamos trocando e-mails) me senti enjoada, com ânsia de vômito porque eu não queria entender o que ele quis dizer. Mas ele confirmou. Ele confirmou que, para ele, eu tinha sentado, estudado no calendário o meu dia fértil, esperado esse dia chegar, me arrumado, ido bater na porta do quarto de hotel onde estava o futuro pai do meu filho, seduzido ele e feito ele transar comigo sem usar camisinha (ele sempre soube que eu não tomo pílula) e depois, saído de lá dizendo: Pronto, fiz meu filho (sozinha)!

Ainda hoje me dói pensar nessa conversa. Pensar em quanta gente teve esse mesmo pensamento infeliz. Em quantas mulheres sofrem essa discriminação, em quantos homens se põem de vítimas numa trama dessas.

Será que um cara com 45 anos (a idade que o pai do meu filho tinha na época) ainda não sabe que transar sem camisinha com uma mulher que não faz uso de contraceptivos pode gerar uma gravidez? Será que eu fui tão má em engravidar dele, sem pedir "autorização prévia"? A gente sabe que pode acontecer, mas sempre pensa que “não vai acontecer comigo. Não comigo”. Mas acontece. E nem sempre é premeditado. A psicanálise defende o fato de que tanto o homem quanto a mulher que transam, ainda que inconscientemente, têm a vontade de gerar um filho. Bom, pelo menos Freud, ao contrário do meu amigo, dividiu a responsabilidade por dois.

Ainda bem que além de Freud, outros homens são menos machistas também e o pai do meu filho se enquadra nesse time, pois desde o dia que soube da gravidez, nunca me “culpou” pelo que aconteceu, nunca me olhou atravessado, nunca se sentiu “traído” por essa meu suposto “plano de engravidar dele, sozinha”. Existem homens e Homens.

Mas é isso. Sou Mãe Solteira. Tenho um lindo filho que a todo instante me diz que me ama, que ama o pai. Tenho um filho com um cara super gente boa. Que assumiu a paternidade sem nunca mencionar a palavra DNA, que, embora tenha se feito ausente durante a gravidez, nunca negou o filho e hoje estão bem próximos, apesar da distância física.

Tenho orgulho de minha vida e de minha condição, porque quando eu pensei que já tinha escutado todas as idiotices possíveis, ainda me veio essa... E eu continuo aqui, firme e sorridente. Ostentando, com muito orgulho, a minha placa de MÃE SOLTEIRA!
















8 comentários:

Anônimo disse...

E no final das contas o que importa é que você é uma mãe feliz, seu filho é uma criança feliz e tem um pai que o ama. O resto é resto.
Não gasta energia pensando nisso não.
Beijos,
Selma.

Lília disse...

Tem muita gente idiota nesse mundo,falso moralista e machista também!

O mais engraçado é que o método contraceptivo é visto como responsabilidade da mulher... Ninguém diz que o cara foi um safado em não se previnir e te engravidar... dizem logo que a mulher não se previniu, mas e o prazer? Sentiu sozinha?

Sinceramente essas coisas me desgastam, não consigo negolir muito não!

A responsabilidade assim como o prazer tem que ser dividido, assim como o amor por essa criança!

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Arrasou, Cinthya,

Abaixo o machismo, o importante é que vc é uma ótima mãe para o seu baby.

Beijos,

Bela - A Divorciada

ONG ALERTA disse...

Faz diferença??? Muda alguma coisa???
Beijo Lisette.

Artur Costa disse...

Parabéns gata! Orgulhoso por vc!!

Ana disse...

Oxe!!! (minha indignação baiana falou bem alto).
E ele é seu amigo???
Bem, ele não é mulher né? Não sabe as difilculdades de uma gravidez, não sabe o custo de uma criança, não sabe o quanto é difícil educar um filho nesse mundo louco e não sabe principalmente o prazer que deve ser ouvir seu pequenino dizer que te ama e saber que ele é feliz.
Enfim querida, ainda bem que existem homens e homens e o que me deixa tranquila é saber que o mundo dá voltas e que esse daí ainda vai ter a lição que merece por pensar assim, de forma tão pequena!

Beijos

Anônimo disse...

Adorei o POST!!
porque viví exatamente esta situação... SER MÃE SOLTEIRA, mas o que mais me incomodou num foi nem o fato de ter sido taxada como mãe solteira pela população hipócrita... mas o fato de acreditar em amizades verdadeiras que foram as primeiras a me olharem de forma diferente... como se amanhã ou depois eu iria bater em suas portas em busta de uma lata de leite!!! isto que me deixou mais triste.. quando resolví assumir a minha responsabilidade de mãe solteira.. sabia que mesmo sendo independente financeiramente e ter tido o total apoio dos meus pais, eu iria passar por várias provações... Hoje nem sei descrever a felicidade em que minha vida se transformou com a chegada da minha filha (Maria Alice), tenho um ótimo relacionamento com o pai dela, que tb nunca negou a filha e faz questão de estar com ela todos os finais de semana; com certeza a maternidade me serviu para amadurecer (ainda mais) e hj eu sou uma pessoa ainda melhor do que eu era... hj eu tenho um motivo concreto para ser FELIZ..!!!

Anônimo disse...

num apareceu meu nome no comentário acima... me chamo RENATA ALVES