terça-feira, 6 de março de 2012

Falta de tesão não é falta de paixão!



Na semana da mulher, resolvemos abordar assuntos que fazem parte do cotidiano do casal, mas são considerados tabus. A impotência sexual, por exemplo, é mais comum do que muitas pessoas imaginam. Ela fica ali escondidinha e é considerada assunto proibido por colocar a masculinidade do homem em jogo.

Ao contrario do que muitos pensam, impotência nada tem a ver com falta de interesse. Diversos fatores podem ocasionar essa disfunção. Nós mulheres achamos que ao acontecer conosco é porque a culpa é nossa e nem sempre é. A maioria das vezes não é. Vestir a carapuça e cobrar resultado não ajuda em nada.

Lendo uma matéria super interessante ontem no UOL resolvi abordar esse assunto. Lá, especialistas falam sobre o problema de uma maneira bem clara. Vale a pena conferir.

De acordo com o sexólogo Theo Lerner, nos homens abaixo dos 50 anos, “as principais causas da impotência são de fundo emocional e causadas pela ansiedade, impedindo a ereção”. O psicólogo ainda explica que, normalmente, o homem impotente nem sempre está preocupado com questões que envolvem o seu comportamento sexual ou desempenho na cama. A inquietação pode ser causada pelo trabalho, por exemplo.

Miriam Barros, que é psicóloga clínica e psicodramatista afirma que: “Normalmente, os acontecimentos na vida do homem, que o fazem se sentir diminuído ou com baixa autoestima, podem contribuir para a dificuldade de ereção. Questões ligadas à área profissional, como perder o emprego ou se sentir fracassado, colaboram para a impotência, assim como os momentos de muita pressão e ansiedade.”

Lerner afirma ainda:  “Muitas vezes, as mulheres acham que a impotência é sinal de falta de amor. Ela passa a insistir que o homem mostre desempenho, para provar que é apaixonado por ela. No entanto, para ele, não é nada disso e essa atitude só piora a situação”, explica o terapeuta sexual.

O que nós mulheres podemos fazer para ajudar?
Segundo Theo Lerner, se a mulher for compreensiva e realmente quiser investir na relação, ela pode ter um papel fundamental na melhora do desempenho do parceiro. No entanto, o especialista em assuntos sexuais não recomenda um diálogo sobre o assunto logo de primeira. “Sentar e discutir a relação imediatamente só vai aumentar o problema. Se persistir, aí, sim, é bom chamar o parceiro para uma conversa e incentivá-lo a procurar ajuda”, explica.

Já Miriam Barros, aposta na paciência, por parte da mulher, como a cura para o problema.  “Compreendendo o lado do parceiro e se ele concordar, ela pode falar sobre o tema, mas de uma forma respeitosa. Quando for conversar, tem de tocar no assunto com muito cuidado, para que o homem não se sinta humilhado, pois é a masculinidade dele que está em jogo.”

A matéria é super bacana e o assunto é super comum. Cabe a nós (envolvidos no processo) agirmos com a naturalidade que ele exige.

Portanto, meninos e meninas: Nada de paranóia quando o assunto é impotência sexual.

Verônica

3 comentários:

Anônima disse...

Comigo já aconteceram duas vezes e ainda bem que nas duas eu fui mais eu, senão teria ficado mal com o ocorrido.

Na primeira vez, meu parceiro estava muito bêbado e eu também... Nao rolou e nem esquentamos, fomos dormir e quando o dia amanheceu tudo ficou mais fácil hehehehe

Na segunda vez, eu estava super empolgada e ele idem. Era tesão de tanto tempo acumulado que ele não conseguiu ter a ereção. Eu sabia que ele também estava afim. Nós mulheres sabemos, mas a ansiedade o traiu. Por isso afirmo com clareza: Execesso de tesão impossibilita a ereção.

Então, as meninas que lerem essas histórias saibam: Não precisam ficar pensando que o problema é com vocês. Muitas vezes outros fatores atrapalham.

Anônimo disse...

Pois é, comigo já aconteceu duas vezes!! Confesso, duas vezes!!

Na primeira, foi em meados de 2002, eu tinha terminado um relacionamento.. Estava "com tudo pronto, prontinho" não sei pq (na verdade sei, era dia do aniversário da ex), comecei a pensar na minha ex namorada, quando eu percebi, já era tarde!! Estava ele lá, cabisbaixo!! rs

Na segunda vez, eu havia acabado de chegar em casa e encontrei a amada cheia de vontade! A cabeça a mil, pensamento nos prazos de entrega dos trabalhos, funcionários dando dor de cabeça... tomei um banho e lá fui eu... no começo eu estava animado, mas depois os pensamentos voltaram-se ao trabalho e eu desesperadamente tentando afastá-los!!! Quando eu percebi, ele estava lá, novamente cabisbaixo, eu cada vez mais desesperado pensando, "reage faísca!!"... e nada!!!.. Nas duas situações, acho q as garotas entenderam!! Mas na primeira situação eu tive q inventar uma desculpa, afinal, eu não poderia falar q estava pensando em outra!! rs

Pois é garotas, a culpa não é de vcs!!! Fiquem tranquilas!!!

O Divã Dellas disse...

Hahahaha

Adorei o "reage faísca!!!" kkkkkkkk

O Anônimo foi traído pelo psicológico nas duas vezes.

Obrigada pela sinceridade!


Verônica