quinta-feira, 26 de julho de 2012

Amadurecer


Quanto tempo leva o processo de amadurecimento humano?

O que é ser considerado uma pessoa madura?

Saber lidar com os reveses da vida dá esse status de pessoa madura, mas o que é saber lidar? Manter o auto-controle frente a uma situação adversa é sinal de amadurecimento, mas pode significar indiferença, ou pode significar ainda que a pessoa não se deu conta da real situação. Depende de quem avalia.

Outra forma de amadurecimento é criar resistência diante das bordoadas que leva da vida, mas isso pode ser confundido com amargura e insensibilidade. Tudo vai variar de acordo com a análise. Ter um espírito altruísta e solidário é uma maneira muito madura de se viver, mas esse desprendimento e benevolência podem ser caracterizados como imaturidade, fragilidade e o que seria chamado de maduro passa a ser chamado de bobo.

Envolvendo coisas do coração aí é que não tem amadurecimento certo. A gente enfia os pés pelas mãos mesmo e nem pensa nas consequências. A paixão entra a racionalidade sai é inevitável. Quando nos apaixonamos perdemos o tino e a razão. Agimos por impulso e movido, na maioria da vezes, unicamente pelos sentimentos. Fazemos e falamos coisas bobas, sem sentido, coisas que depois de um tempo, e já com o fogo da paixão apagado, ou mais brando, olhamos pra trás e pensamos "puxa, quanta bobagem!"

Falta de traquejo nos relacionamentos, dificuldade de lidar com determinadas situações, ansiedade, desconfiança exagerada, excesso de fragilidade... são considerados atos imaturos quando nada mais são que sequelas deixadas pelo amor anterior. Feridas cicatrizadas superficialmente, mas que por dentro ainda machucam. Marcas de um amor que se foi e deixou apenas a dor no lugar. Julgar imaturidade é fácil, dificil é se colocar no lugar daquela pessoa e tentar entendê-la.

Conheço trintões que se comportam como adolescentes que acabaram de sair da puberdade. O instinto animal de caçar e abater a presa é incontrolável. Eu acho isso uma imaturidade sem tamanho, mas há quem pense "fulano é um homem maduro, um conquistador nato." Conheço rapazes de vinte e poucos anos que trazem consigo uma seriedade e uma visão sóbria da vida que parecem já terem vivido o dobro de sua real idade, mas há quem diga "Aquele é um ranzinza, não se permite viver as delícias da juventude, amadureceu muito rápido. É um amargo."

Da mesma forma, conheço moças e senhoras que agem de forma divergente da idade que possuem, mas aí me surge uma dúvida: qual é a idade que permite ser desprendido, aventureiro, irresponsável, imediatista??? Qual é a idade que obriga a ser cauteloso, cuidadoso, racional, ponderado, equilibrado???

Agir certo ou errado, não significa amadurecimento ou imaturidade, até porque certo e errado é relativo, depende de que lado você esteja e depende mais ainda de quem esteja avaliando. Se ficarmos a mercê da avaliação de outrem corremos o sério risco de parar no sanatório.


Pensando cá com meus botões, pude concluir que ainda não amadureci. Pensando um pouco mais percebi que amadurecer é muito difícil. Então decidi, serei uma eterna criança brincando de viver no jardim da existência e usufruirei ao máximo de cada brinquedo do parquinho do amor.


Verônica - A Imatura

Um comentário:

Unknown disse...

creio que nunca vamos madurecer de fato, sempre terá uma coisinha aqui e outra ali que vamos agir cm imaturidade!!
Bjusss
avidamudaeutambem.blogspot.com.br