quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A Pressa Nossa De Cada Dia


(by Cinthya)

Lembro como se fosse hoje que na minha infância o meu pai nos levava para a empresa onde ele trabalhava como gerente geral. Geralmente essas visitas animadíssimas aconteciam aos sábado pela manhã. Na sala em que o meu pai trabalhava tinham muitos equipamentos modernos que me enchiam de curiosidade.

Lembro bem de uma calculadora cinza, branca e com uma manivela preta que fazia um barulhinho quando a gente puxava essa manivela. Eram somas e mais somas que o meu dedicado pai fazia usando aquele equipamento. Tinha também uma máquina de datilografia, onde a minha prima preparava as Notas Fiscais das mercadorias a serem embarcadas. Tudo equipamento de ponta.

O telefone, lembro-me bem, era cinza e para cada numero discado precisávamos dar a volta toda na roda numérica dele... Ninguém reclamava de lentidão. Muito pelo contrário, era numa honra muito honrosa ter um aparelho telefônico em casa. Quem não tinha, usava o Posto Telefônico, as fichas telefônicas, a telefonista, enfim.

Hoje o meu celular demora 5 segundos para completar a chamada e isso me tira do sério. O computador demora 30 segundos para inicializar e eu fico xingando o tadinho. As pessoas são facilmente localizadas visto que hoje cada um tem em médias 2 ou 3 números de celular. Se um não dá área, o outro provavelmente dará (ou não).

Os sistemas nas empresas facilitaram demais as nossas vidas, a internet avança e adquire mais e mais velocidade. A gente manda um e-mail pra a amiga que mora no Japão e fica esperando a resposta imediata dela, se não vem, reclamamos. Nem lembramos da época das cartas escritas de próprio punho que demoravam dias para serem entregues e eram tão bem recebidas.

As coisas estão muito rápidas e todos cobram essa rapidez da gente também. As crianças crescem e deixam a infância muito cedo porque nós cobramos delas um comportamento quase adulto. Elas não têm tempo de brincarem como crianças e na maioria das vezes o estresse dos pais corrompe essa inocência tão bela que as crianças trazem consigo.

A gente se cobra. O mundo nos cobra. É corpo bonito, é cabelo tratado, é um meio e transporte, é grana no bolso, é disponibilidade para sair sábado a noite, é a necessidade de ter um namorado, um marido, e a pós-graduação, é o emprego. Todo mundo te cobra algo e você se vê numa correra contra o tempo para dar conta de pelo menos metade do que a sociedade exige de você.

Qual foi a ultima vez que vez que você se permitiu sentar num final de tarde, comprar um sorvete ou uma pipoca e ficar ali apenas observando pessoas passarem e imaginar o que se passa na cabeça delas... Quantas vezes você optou por sair com seu filho, sem destino, encontrar uma pastelaria e sentar, ouvir as histórias dele, ouvir o que ele tem para falar, ainda que ele só tenha quatro nos de idade?

Eu não uso mais relógios. Detesto que me regulem o tempo. Detesto que me apressem quando estou me produzindo para sair. Prefiro que todos saiam primeiro e eu chegue por ultimo na festa, mas que eu curta cada momento dessa minha paz. Adoro paz, tempo, sossego.

Para mim, a pressa é cancerígena. Não há porque tanto desespero, tanta irritação. Antes ninguém tinha internet e celular e todo mundo “dava seus pulos” e conseguia se comunicar. Pra que tanta pressa?

Cuida de você. Pegue um ritmo mais agradável, um ritmo que te permita passar pela vida e ver, sentir e viver tudo e todos que estão ao seu redor.

A isso chamamos vida... Parece meio louco correr tanto se o ponto de chegada é a morte! Prefiro ir devagar e saborear cada dia de VIDA!

11 comentários:

Debby disse...

OI Cyyy
Nossa como somos parecidas.
Postei no blog sobre pausas.
É esse tempo que precisamos dar para nós mesmo.
Acabei de comentar lá na Zil, estamos com ânsia de viver tudo e tão aceleradamente que o bom da vida passa e ficamos no camorote da pressa sem degustar, sem viver como o momento pede, deve e merece ser vivido.
Perfeito o teu texto em tempo de globalização vamos cultuar a desacelração ???
kkkkk
Bjs meninas
Debby :)

Ana Paula disse...

Cinthya, e nem faz tanto tempo assim, tínhamos que esperar o número zero dar uma volta completa e demorado no disco do aparelho cinza telefônico!
E agora queremos um e-mail respondido imediatamente e caso não aconteça já começamos a nos torturar imaginando os porquês...
Devagar, saboreando deveria ser a palavra dos dias atuais.
beijo, muito bom o texto.

Debby disse...

OI Meninas
Passando por aqui para comunicar que falei de vocês aqui.

http://debbyeuamominhavida.blogspot.com.br/2012/11/premio-dardos-entrando-no-azul.html

Bjs nas duas
Debby :)

O Divã Dellas disse...

Debbyzinha, obrigada pela visita. Sinto MUITA saudade, viiu?
Beijo
Cinthya

O Divã Dellas disse...

Pois é, Ana... E esse telefone era super mega moderno... kkkkkkkkkkkkk
Beijo,
Cinthya

Jane Quintela de Carvalho disse...

Pois é meninas, eu estou desacelerando, pisando no freio, fomos viajar e ficamos 10 dias curtindo a família... nada de telefone, nem computador... descanso... beijos e bom domingo!!!

quim disse...

"As horas batem iguais para todos,mas,soam dos mais diferentes modos aos ouvidos de cada um !..."

"Se tiveres pressa,va devagar !" Contradição na Teoria,Sabedoria na Pratica ! Ha pessoas que vivem correndo,como se estivessem sempre perdendo as horas,enquanto outras,vivem devagar,quase parando,sempre perdendo as horas, parece que nem sabem que existe relógio para marca-las..
Qual dos dois grupos de pessoas estariam certas,o das rapidinhas como lebres, ou das devagarinhas como tartarugas ?Ao meu ver,nem um ,nem outro,pois o ideal,como tudo em nossa vida,seria o meio termo,o equilibrio,ou seja:Nem rapidez demais,nem lentidão de menos.Mas,o que seria ser rapido e o que seria ser lento ?Cada um de nós tem a sua própria resposta e dentro do universo das relatividades no qual estamos imersos,o conceito rapidez e lentidão,acaba sendo algo muito pessoal.O que pode ser rapido para mim,podera não se-lo para outro e vice versa.Basicamente para que uma determinada tarefa saia bem feita,ha um tempo ideal para se faze-la,contudo este tempo acaba sendo apenas uma referência,visto que uma pessoa podera demorar 1 hora para fazer esta tarefa,enquanto outra,apenas 50 minutos,sendo que em ambos os casos, ambas pessoas poderiam ter trabalhado dentro de seus limites ideais de tempo e de habilidades pessoais.Numa industria de produção,exige-se um trabalho bem feito dentro do menor tempo possivel, o que acaba escravizando o individuo, transformando este ser humano numa maquina com movimentos automaticos,repetitivos,trazendo a ele, ao longo do tempo,graves problemas de saude.O que deixa claro,que o homem não nasce para esta finalidade,ou seja:Ser automatizado.
"Perca um minuto na vida e não a vida num minuto !" Este é um alerta ao bom senso e à prudência para que evitemos a pressa,a qual pode nos custar caro,especialmente,quando estivermos dirigindo,ou,prestes a atravessarmos uma rua movimentada.É comum queremos chegar logo ao nosso destino,é comum ,não querermos perder tempo para atravessarmos uma rua,contudo se por um lado,podemos perder a nossa vida por querermos ganhar alguns segundos;contudo numa outra situação,a diferença entre a vida e a morte,pode estar entre outros segundos que poderemos perder, por serem extremamente preciosos nas emergências médicas,onde o tempo é fator preponderante para se salvar uma vida de um acidentado,ou de um infartado;(continua)...

quim disse...

continuação)
...em outras circunstâncias,um minuto de atrazo pode significar a perda de um ano e de todo o exaustivo preparo para um vestibular,atrazando posteriormente o ingresso deste individuo no mercado de trabalho;por um minuto apenas, podemos perder aquela oferta especial de um bem que sonhavamos adquirir,ou, perdermos aquele onibus,aquele trem,ou aquele avião que nos levaria de volta para a nossa casa distante, ou para aquela viagem dos nossos sonhos.Diante disto tudo,surge o dilema:Correr ou se arrastar ,se arrastar ou correr ? O ideal é:caminhar !Mas,se tivermos de correr,de voar se for o caso,que seja sempre por um bom motivo e o bom motivo,uma questão de vida o morte entre outros.Sejamos pontuais em nossos compromissos,pois a pontualidade significa auto respeito e ao mesmo tempo,respeito para com quem marcarmos um compromisso.
Nas nossas atividades diarias,nos deparamos com dois tipos de tarefas:As que temos pressa para executar ,pois são chatas,tediosas,cansativas,das quais quermos nos livrar o mais rapidamente posivel e aquelas que mesmo contra a nossa vontade,precisamos executar rapidamente, pois outros compromissos inadiaveis dependem da execução delas para serem cumpridos.Um exemplo:Uma dona de casa precisa preparar o almoço para o filho que vai para a escola,ou para o marido, que voltara para o trabalho após a jornada da manhã.Como se pode ver,cada situação exige uma abordagem propria,especifica,em razão disto,não ha uma regra geral valida para todas elas,alem da questão pessoal que tambem conta e muito.Então,o que fazer ?Na minha opinião,cada individuo deve descobrir e desenvolver seu ritmo proprio, pessoal, para executar as suas tarefas, de tal modos que a execução dss mesmas lhe pareça cômoda,confortável,praserosa,sem pressão ou constrangimentos outros,salvo,quando houver uma situação atipica,ou necessidade de se respeitar horarios exiguos.É bom ser disciplinado,mas,a indiciplina, por vezes, tambem é salutar,afinal,ninguem é de ferro.Podemos ter,como referência, esta atitude para a execução das nossas tarefas,ou seja:Não sermos rapidos demais,para não corrermos os riscos de atropelarmos a nossa sombra,nem lentos demais, para não corrermos o risco de sermos atropelados por ela...
"A pressa é inimiga da perfeição,por sua vez,a perfeição é o principio da decadência !"...Explicando :O que haveria após se ter alcançado a perfeição,senão o inicio da imperfeição,ou a propria decadência ?...

quim disse...

Corrigindo uma vacilada...
Pnde esta escrito:Nem rapidez demais,nem lentidão de menos.
Leiam por favor:Nem rapidez,nem lentidão exacerbadas !...

Coisas que acontecem...rsrs

O Divã Dellas disse...

Quim, eu ja falei que adoro vc aqui? Não? Pois digo agora: ADORO VOCÊ AQUI!
Grande abraço,
Cinthya

quim disse...

Valeu Amiga !...
Não se preocupe.Sempre estarei !Ja estou preparando algo para enviar a voces.Aguardem !...
Um abração e um Bom Dia a todos do Blog ...