segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Plantar E Colher

(by Cinthya)

Quando a gente tem um objetivo na vida e esse objetivo é mais que um sonho simples, mais que um desejo qualquer, mais que uma vontade... Quando esse objetivo se torna uma meta, um desafio a ser vencido, um sonho maior a ser realizado a gente se empenha para chegar lá.

Em algum momento da vida, em algum ponto da estrada um estalo acontece e agente parece que ganha super poderes e vai atropelando tudo que há de problemas que possam atrapalhar a nossa jornada. A gente se sente maior que os obstáculos. Na verdade nós temos o tamanho da nossa vontade.

É certo que muita coisa tenta nos puxar pra trás, que muitas pedras machucam os nossos pés e, estando em dias de luz, a gente tira isso de letra. No entanto, se essas pedras nos alcançam em dias nublados, as dores parecem imensas, o incômodo nos tenta a deixar tudo de lado, esquecer a meta e adotar como objetivo apenas a volta pra casa, a busca pela cama, pelas cobertas, pela mesmice.

Ninguém consegue manter a alegria o tempo todo. Ninguém consegue estar forte todos os dias, não é possível manter a mesma disposição diante de tantos atropelos, de tantas coisas inesperadas que chegam na tentativa de atrapalhar o meio de campo e nos tirar o foco. Mas uma pessoa determinada enxerga esses dias nublados e os enfrenta mantendo dentro de si as cores que precisam existir para que o sonho não morra.

E talvez seja justamente nessa hora que se destaca o campeão. Na hora da dificuldade ele não entrega os pontos, pois a sua vontade de vencer é tão grande, mas tão grande que todos os pontos negativos se tornam menores. O brilho dos seus olhos não se perdem. O seu coração não se entrega.

O foco não pode mudar para quem quer alcançar o sucesso de sua vida. Um sonho para ser realizado requer de nós muita dedicação, muita determinação, muito empenho e disciplina. Não tem outro jeito de se chegar lá. Não existe fórmula mágica. Não existe uma varinha encantada para fazer as coisas acontecerem do dia pra noite. Infelizmente isso não existe.

Então, arregaço as mangas, chuto as pedras para fora do caminho, me agarro aos troncos fortes das grandes e velhas árvores para que a ventania não me leve. Envergo, sinto o cheiro do chão, piso na lama. Mas retomo rápido a estrada. Eu sou guerreira.

Meu sonho é o meu objetivo e eu vou chegar lá. Não cheguei até aqui para morrer na praia. As dificuldades cansarão diante de minha determinação. Sou teimosa. Estou no caminho certo. Talento, dedicação e vontade não me faltam. Semeio minha vontade de crescer e a colheita será breve e farta.

8 comentários:

Anônimo disse...

Cinthya, de fato você é uma guerreira. Acho linda essa sua determinação. O passar por cima do desânimo quando ele aparece. E aparece de vez em quando porque não somos de ferro e também temos os nossos defeitos. Gostei muito disso:
"Na verdade nós temos o tamanho da nossa vontade."
É isso mesmo. Temos que ter. Temos que nos agarrar aos objetivos e segui-los com bastante equilíbrio. As vezes a gente se depara com os "super-homens", portanto parecem ser muito fortes. Na realidade esses são os campeões. O segredo deles se resume nesse "jogo de cintura": No momento que estou FRACO (peço) é que devo me sentir FORTE em Cristo. Isso não falha nunca. Não é "carolice" não. É realidade mesmo. Experimente! Eu garanto porque já experimentei e passei a usar como método.
Beijo no seu coração e muito sucesso, muita fibra e muita motivação para "competir" na vida.
Manoel

Quim disse...

O homem sem objetivos na vida,vive por viver e pode ser comparado a um barco em alto mar,flutuando por flutuar,à deriva,ao sabor dos ventos e das ondas.Flutuando sem rumo,ora é jogado para o alto pelas ondas revoltas, ora é submerso pelas mesmas,ora indo de um lado para outro,girando em circulos,acaba cedo ou tarde, se arrebentando contra os rochedos da vida,ou se findando numa praia deserta qualquer.Um homem sem objetivo não vive,simplesmente, vegeta e facilmente pode se transformar numa planta daninha prejudicando e vivendo à sombra das demais que estão a seu lado.Um objetivo,seja ele qualquer,norteia o individuo,direciona,abre caminhos,é uma referência segura sobre o ponto no futuro a que se queira chegar em sua existência.Mas,ter um objetivo por si só,tambem não nos leva a lugar nenhum, se não estivermos dispostos a nos comprometermos com ele,se não o assumirmos por inteiro,se não nos dedicarmos como denodo a ele para alcança-lo,sejam quais forem as dificuldades que possamos encontrar pela frente. Planejamento,dedicação,insistencia,persistencia,vontade,força de vontade,concentração,foco,são ingredientes basicos para se buscar e se alcançar um objetivo,contudo,necessario é,ter uma visão clara deste objetivo,saber o que se deseja alcançar,ter certezas sobre o que se quer,das consequencias se alcançado,eliminar todas as duvidas e mais do que isto,termos sempre como objetivo,algo possivel,que esteja dentro da nossa realidade,do nosso raio alcance,mesmo que precisemos de uma longa escada ou um longo caminho para alcança-lo;não importa quão alto ou quão distante ele esteja dentro dos nossos mais amplos limites neste nosso Universo.O bom senso deve se fazer presente e prevalecer quando se escolhe um objetivo,a perfeita noção das nossas capacidades,nas nossas certezas,dos obtaculos,das nossas ferramentas e instrumentos com as quais poderemos contar,dos desafios,das dificuldades,das nossas limitações,das nossa forças fisicas,mentais,espirituais,dos nossos conhecimentos,do nosso jogo de cintura,evitam que cometamos erros banais,que soframos fracassos ingênuos ,frustrações pueris,decepções dolorosas com gosto amargo da derrota.Mas,é preciso tambem, se ter em mente,que do ponto de partida até o objetivo final,no longo caminho a percorrer, muitas coisas podem acontecer, nos desviando do objetivo previamente traçado,nos obrigando a paradas obrigatorias,imprevistas,a correções de estrategias,manutenções fisicas, a redirecionamentos e mudanças de rotas que podem nos atrasar significativamente e o pior,que que pode nos acontecer seria...
(continua)

Quim disse...

(continuação)
... descobrirmos que, apesar de todos os nossos cuidados,escolhemos um objetivo errado,que não preenche nossas necessidades ,ou,que não era o que a principio imaginavamos e aí só nos resta termos a devida e suficiente coragem para interrompermos a nossa jornada,fazermos um balanço geral das perdas e ganhos e aí, sem peso na consciencia,respirarmos fundo,levantarmos a cabeça,partindo em busca um outro objetivo,ou então para uma pausa necessaria a fim de refletirmos sobre o que fizemos e o que iremos fazer dai por diante.Qualquer um esta sujeito a isto.Ha um outro ponto que precisa ser levado em conta,mas,raramente merece a atenção devida,ou seja:Alcançar um objetivo,não importa qual,é acima de qualquer coisa,uma vitoria pessoal que nos enobrece,contudo,não significa,necessariamente, que esta vitoria,este objetivo alcançado, nos proporcione tudo ou ,pelo menos parte daquilo que imaginavamos receber,alegria,satisfação,prazer,contentamento,enfim,tudo o que uma vitoria, ou uma conquista nos tras.Muitas surpresas desagradáveis podem estar nos aguardando escondidas atraz da linha de chegada,tirando em parte o brilho da conquista.Deveremos estar preparados para elas.Ja ouvi muitos dizerem:Caramba,lutei tanto,trabalhei tanto,corri tanto,me esforcei tando,noites sem dormir,só para chegar a isto,meu sonho é isto ? Pois é... as vitorias nem sempre são doces como imaginamos !...Ha alguma maneira de se minimizar estas frustrações ?De certo modo sim,mas,como ?Ao longo do caminho,na medida em que formos avançando na busca do que sonhamos,sem desviar a nossa atenção principal do nosso objetivo,deveremos fazer breves pausas para um relax,um descanso,para auxiliarmos alguem,fazer algo prazeiroso,enfim,atividades que nos enobreçam,nos revigorem,recarreguem nossas baterias.Sempre havera espaço e tempo,para semearmos muitas coisas boas,construtivas,conquistarmos novas amizades,semearmos flores arvores frutiferas ao longo deste caminho.É importante,na busca dos nossos sonhos,não deixarmos de viver a vida, os bons momentos que ela nos ofereça,pois talvez, sejam unicos,não se pode perde-los,pois fazendo isto,ao final da jornada,alcançado o objetivo,se olharmos para tras poderemos ter uma surpresa, ao constatarmos que a caminhada foi,proveitosa,dadivosa,bem vivida, talvez até, muito mais interessante,mais importante para o nosso crescimento e evolução como seres humanos, do que propriamente o objetivo alcançado.Poderemos concluir,que a luta,foi mais gratificante que a vitoria,que a caminhada foi mais enriquecedora que a chegada,que o sucesso é só um momento,mas,os caminhos para alcança-lo,podem ter sido toda a nossa vida e te-la vivido bem,fez valer a pena,todos os nossos esforços empreendidos em busca desta conquista,mesmo que o trofeu conquistado nos desagrade, não sendo tão belo e valioso como nos parecia à distancia,ou ainda,se por uma razão qualquer,tenhamos sucumbido antes da vitoria final...

sérgio figueiredo disse...

o importante mesmo é não se distrair com os contratempos que se colocam na sua frente e se mantenha lúcida com o seu objectivo.
gostei destas suas palavras... firmes...!!

até

O Divã Dellas disse...

"descobrirmos que, apesar de todos os nossos cuidados,escolhemos um objetivo errado,que não preenche nossas necessidades ,ou,que não era o que a principio imaginavamos"
Quim... Acabei de escrever o post de amanhã e venho aqui ler o que você escreveu... E vi que não errei na linha de pensamento... Não há certezas.
Grande abraço e convido você para escrever um texto a ser publicado aqui no Divã. Topas?

E-mail: odivadellas@gmail.com

Abraço,

Cinthya

O Divã Dellas disse...

Manoel,
Não tenha dúvidas de que é a Ele que recorro... Inclusive estou imersa nisso agora. E muito obrigada por estar sempre aqui.
Graaaande abraço,

Cinthya

O Divã Dellas disse...

Sérgio, adoro que você cruze o oceano para falar aqui no Divã... É isso, tenho que me manter firme... Nem sempre é fácil, mas...
Esses dias senti uma saudade imensa de uma canção "Haja o que houver", acho que de Madredeus... Bela.
Abraço,

Cinthya

Unknown disse...

Cinthya minha querida, esse post foi pra mim. Acabo de tomar uma decisão em minha vida e o post me motivou mais ainda a seguir com minha decisão!!
Tinha tempos que não passava aqui, estava com saudades!
Bjus