sábado, 15 de janeiro de 2011

Você Tem Fome De Que? Você Tem Sede De Que?

Na irreverente e direta canção de Arnaldo Antunes, Sérgio Brito e Marcelo Fromer que foi sucesso do rock nos anos 80 brilhantemente interpretada pelo grupo Titãs, a canção "Comida" soou diferente aos meus ouvidos hoje, particularmente hoje. Perguntas que não saiam da minha cabeça: Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...

"...A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
Você tem Fome de que...? "

Exatamente! Diversão e arte, é isso que eu quero. Quero abraçar o mundo.

Eu tenho fome de viajar o mundo, tenho sede de conhecer países, estados e culturas diferentes. Tenho desejos ainda inalcançados e sonhos não realizados. Quero me formar no curso de direito, quero ter um apartamento para decorá-lo como eu bem entender, quero um carro vermelho, quero um emprego que me realize profissionalmente. Quero tanta coisa...  Pra muitos pode ser bobagem, mas pra mim é muito, é importante. E eu vou realizar. São realizações pessoais e intransferíveis, sonhos egoístas e particulares, dos quais, eu não abro mão.

Uma vez na sala de aula numa dinâmica de grupo, a professora nos fez o seguinte pedido: Enumere seus desejos de acordo com suas prioridades. E assim eu fiz:

1- Quero me formar em direito  e passar num concurso publico federal
2- Quero comprar um apartamento, e ter uma cozinha toda branca
3- Quero comprar um carro vermelho do ano
4- Quero conhecer Machu-Picchu e a Itália
6- Quero casar e ter filhos

Para a minha surpresa, muitas meninas da minha sala, colocaram como prioridade 1 o que está em 6º lugar, na minha lista... E no cotidiano, acontece muito, conheço muitas mulheres que sonham em casar e ter filhos, e  fazem disso prioridade. Sabem aquela música do Tim Maia "Não Quero Dinheiro, Só Quero Amar"?
Discordo plenamente, principalmente da parte que diz:
"...Quando a gente ama não pensa em dinheiro
Só se quer amar
Se quer amar
Se quer amar
De jeito maneira
Não quero dinheiro
Eu quero amor sincero
Isto é que eu espero
Grito ao mundo inteiro
Não quero dinheiro
Eu só quero amar
.."

Desculpa, Tim! Mas eu discordo de você. Eu quero dinheiro, não muito, mas o suficiente pra suprir minhas necessidades, satisfazer meus desejos e realizar meu sonhos. Até porque não há amor que resista sem dinheiro. Sejamos práticas. As românticas de plantão podem até discordar, mas gostaria de lembrá-las que até pra te dar um buquê de rosas e te levar naquele restaurante fantástico que você adora, seu amado precisa de grana, tá?

Como já disse, meu mal é que eu sonho demais e planejo de menos. Mas um novo ano está aí, e ele chegou trazendo muita coisa nova, inclusive, a pressa e a necessidade de alcançar os objetivos.
Casamento é consequência. Constituir família? Depois a gente pensa nisso. Encontrar um grande amor? Ok! Mas, sem pressa...

Então, é isso...

Verônica.


12 comentários:

O Divã Dellas disse...

Eu sempre quis ser rica, sempre quis ter carros do ano, sempre quis ser Psicóloga, Psicanalista (ou alguma outra coisa ligada à palavrinha Psique), também sonhei ser escritora, sempre quis ter roupas caras, sempre sonhei conhecer a Europa, principalmente a Itália, visitar meus amigos na Espanha, na Alemanha, morar numa casa de praia em Fernando de Noronha. Sempre quis não me preocupar com horários, com contas a serem pagas, com feira, aluguel, cartão, SPC, SERASA (kkkkkkkkkkkkkkkk), enfim... Também sempre quis um grande amor... Um filho, então, nem se fala.
De tudo o que sonhei, nem tudo eu construí. E de repente eu percebi que não dava pra ter tudo, pelo menos não tudo de uma vez, de forma rápida (e que o tempo estava passando). Então fui vendo o que dava pra ser feito. Publiquei o livro, publiquei outro, escrevi mais um (e guardei na gaveta). O grande amor talvez não tenha encontrado, mas encontrei um Grande Cara e tive com ele mais um sonho realizado: um grande filho.
AINDA não sou abastada financeiramente, mas sou feliz, dou risada de muita coisa (ser pobre é uma comédia constante). Aprendi a curtir meus velhos, minha casa, meus amigos, meu filhote, minha vida. Aprendi a continuar sonhando e ir realizando o que está ao meu alcance, sem me frustrar pelo que AINDA não consegui.
É desse jeitinho.
Beijos.
Cinthya

Borboleta no Casulo disse...

As vezes não conseguimos tudo o que queremos ne, mas creio que um ponto de partida é planejar e colocar em pratica.
Eu me vejo com as meninas da sua sala: 1º casar e ter filhos e dpois o resto, mas no momento não tenho nem um cara em vista qt mais pensar em casar e ter filhos rs, não vou sair por ai procurando qualquer louco so p realizar isso. Então como isso no momento não é possivel eu penso em outras coisas e a 1º delas é terminar minha faculdade de Direito agora em julho, o q n será nd facil!
Bjssss

Universitária disse...

Muito bom o texto, quando se fala de sonhos vem inúmeros na nossa mente, por isso até evito pensar muito e creio que as coisas acontecem naturalmente e tudo no tempo certo como está escrito no livro de Eclesiastes 3(tudo tem um tempo determinado),mas devemos sonhar e buscar realizar esses sonhos e ainda que eles não aconteçam exatamente como sonhamos, fiquemos felizes com o que surgir, pois Deus sabe o que é melhor para cada um. Que possamos ter sede de concretizar nossos sonhos, mas principalmente ter sede de Deus e buscá-lo de todo coração. Buscai primeiro o reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas.Mt 6:33
Abraço a todos

Ana disse...

Meninas,
Tenho muitas coisas parecidas com vcs. Volto depois aqui para comentar melhor. No momento eu so quero matar minha amiga virtual e timbaleira de inveja!!!! Cinthya, estou a caminho da Trivela do ASA!!! Tudo de bom e depois eu te conto.
Ah! Eu tenho muitos desejos, mas certamente casar e ter filhos não estava em primeiro.
Beijoskas

Aliny Jaciara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aliny Jaciara disse...

Como você mesma falou... Arrebentou no texto, amiga!!!


Sonhos... Sonhos...


Ai tenho tantos. Pergunto: Será mesmo sonhos concretos ou apenas sonhos por sonhar? Tem isso, sabia?

Ter uma mansão com piscina gicantesca. Eu sonho, mas so por sonhar.

Casar, ter filhos. Não é bem o meu sonho, mas acredito que isso vai acontecer.

Carro do ano. Não, obrigada! Pode ser um carro. =D

Curso superior e vida finaceira estabilizada. Meu maior sonho.

Ser feliz? Isso eu já sou, só quero que isso seja pra sempre.

Sonhar é bom. Já é um grande inicio.

Sonhe!!


Beijos. . . Aliny!! :*

Marisa Passos disse...

Sonhos, eles tem que existir para dar sentido a nossa vida, ah amiga, eu tenho varios. Beijos!

Unknown disse...

Ahaha bem interessante isso, eu tbém sempre pensei assim, na verdade nos mulheres hj em dia buscamos a satisfação profissional, antes de qrer um amor. SE bem que para surgir um amor hj em dia, nao esta nada facil. Cada vez mais dificil...
Mas é isso ai... vamos vivendo q o dia q ela chegar ok!!! E se ele nao vier...aprendemos a ser felizes de outra forma, pq nossa felicidade nao depende de um homem.
beijos

Ana disse...

Precisava voltar para comentar de forma sóbria esse texto!

Como eu disse tenho muita coisa parecida com vcs. Desejo ser funcionária pública federal (e estou perto de conseguir), desejei viajar bastante e conhecer a Europa e fui, desejo fazer psicologia, mas não sei se bai dar tempo, mas o fato é que nunca desejei ser somente "mulherzinha amélia" para apenas casar e ter filhos.

Hoje sou casada, mas eu precisei conseguir algumas coisas antes.

Ainda desejo muito e sonho muito, pois isso nos movimenta.

beijos nas duas e desejo que os nossos sonhos sejam realizados com ou sem planejamentos.

Ps. Cinthya, livro??? Qual? Divulga!!! E desculpe ter te falado da Trivela é que eu vi pelo seu comentário que vc gostava tanto quanto eu disso tudo aqui!

ESSA É A VIDA disse...

REFLEXÃO

UM FLECHE DE LUCIDEZ


Este universo de vaidades nos arrasta para conseguir mais e mais, e nos prende dentro de nós mesmos. E na tentativa de escapar,vamos como água morro abaixo, descontrolados , arrasamos tudo o que vem pela frente.
E não conseguimos parar , pois a exigências são como o chicote do carrasco em nosso lombo , e se pararmos , levamos chicotadas , que nos derrubam e mexe, com nossa alma.
Dorme ,acorda , levanta, e se põem de pé , vai tomar o banho matinal, escova os dentes , com pasta de dente da propaganda,que você comprou por indução .
Toma seu banho, o espelho reflete seu rosto, misturado com o vapor do calor do chuveiro.
Você limpa o espelho com a toalha ,se olha, do outro lado e vê um prisioneiro, que te encontra todos os dias . Suas rugas uma a uma ,vão se acumulando.
Você lembra-se que esta novamente atrasado, e sai apressado sem notar
o espelho embaçado que se esvaziou como um corpo sem alma.

Seus filhos ainda dormem , da um beijo na esposa e vai trabalhar.
No caminho , um grande engarrafamento te pega no caminho.
Ao seu lado,uma multidão de vendedores de balas te cercam, pessoas pedindo ajuda, um coro de buzina infernal agride seus ouvidos.
Uma ambulância com a sirene ligada, te faz refletir por alguns segundos
sobre a vida e seus valores.
Mas o farol se abre, seu carro arranca como tivesse vida própria.
Sua vontade é de largar tudo e voltar para casa.
Curtir sua família ver seus filhos crescerem.
Mas como atitude de formiga você entra na roda da vida, como num grande formigueiro. E a rotina de todos os dias, vão mumificando seus sentimentos.

Anônimo disse...

Isso é q é mulher!! kkkkk... É isso aí, 2011 promete!!
Te adoro nega.. vc e seus textos são muito bons!! Bjão...

Unknown disse...

Eu também tinha algumas ambições, tipo, fazer um curso de linguas fora do país, formar uma carreira profissional bem sucedida, ter um carro só para sair com minhas amigas, de quatro portas claro, mas ao invés disso, achei um principe, e casei com ele lóoogico, não podia deixar essa oportunidade escapar pelas minhas mãos. Temos pouca grana, e somos muito felizes, como costumamos dizer, temos o que necessitamos. "Quando a gente ama só se quer amar".