terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Cinderela, Sonho ou Tormento?



(by Cinthya)

Um desvio psicológico mais comum do que imaginamos, o Complexo de Cinderela é uma ambivalência entre o desejo de ser cuidada e protegida e a necessidade de independência da mulher.
Suas causas são encontradas em memórias e desejos reprimidos, na infância onde éramos criadas para termos sempre uma força masculina a nos socorrer e ajudar nas coisas mais difíceis, como se fôssemos mesmo criadas para depender de um homem, que ao nosso lado nos protegeria de tudo, nos amaria e faria de nós ‘A Princesa’. Essa crença se tornou forte dentro de algumas mulheres, e o fato de não resolver bem essas questões da infância faz com que o Complexo de Cinderela apareça em qualquer fase da sua vida adulta, dando à mulher a sensação de inferioridade e incapacidade, de necessidade de uma força externa para salvá-la do seu caos. Em contrapartida, surge a necessidade de independência, de sua independência. Dá pra imaginar a bomba-relógio que é o íntimo de uma vítima desse Complexo?
As mulheres que desenvolvem esse Complexo, se casadas, tendem a cair no comodismo por acharem que não conseguiriam manter-se ou até viverem sozinhas, construir seus próprios caminhos, sua independência financeira. Do outro lado, a mulher que já conquistou seu espaço e sua independência, sente que tudo isso é um fardo muito pesado, e sonha com o dia em que chegará seu Príncipe para salvá-la.
Cita-se o escapismo como uma das forças que movem esse desvio, assim como acontece na Síndrome de Peter Pan, pois procuramos o homem perfeito, sabendo nós que essa perfeição não existe.
Para salvar-se dessas situações o caminho seria iniciar uma busca dentro de si mesma, pelos seus próprios sonhos e desejos e em cima disso construir sua trajetória e livrar-se do distúrbio. Fácil não é. Já que fomos criadas para reprimirmos nossos desejos em prol de nos tornarmos meninas educadas e agradáveis e, assim, encontrarmos mais à frente o Homem Príncipe que faria de nossas vidas o conto de fadas.
Indico o livro de Colette Dowling, intitulado Complexo de Cinderela para um conhecimento mais aprofundado do assunto que é sem dívida muito interessante e enriquecedor.
Cinderelas ou não, que possamos ser felizes. E que o Príncipe venha, mas apenas como complemento de uma felicidade já construída.

5 comentários:

Ana disse...

Meninas,
Sabe que por muito tempo eu acho que tive esse "Complexo de Cinderela" sem saber que eu tinha isso?
Sou meio Alice mesmo, algumas amigas até me chamam assim.
Hoje vivo muito bem com isso, mas já passei por muitos questionamentos e muitas angustias.
Li um livro indicado por minha psicóloga que eu adorei e me ajudou demais: "A Princesa que acreditava em Contos de Fadas". Conhecem? Se não, recomendo!

Beijos e feliz Ano Novo pra vcs!

Ps. Se quiserem me conhecer um pouquinho é só dar uma olhada no meu blog http://conviteaosilencio.blogspot.com/

Marília disse...

Nossa adorei esse texto, e sim o "Complexo de Cinderela" atormenta muito nós mulheres !

Beijo =)

San disse...

Acho que complexo de cinderela todas temos um pouco... ah como é bom ter um principe... mas acho que acaba quando o principe anda com complexo de sapo.... rsrrs lindo texto , parabens bjs

Isolda Herculano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isolda Herculano disse...

Cinthya.

Lendo seu texto, lembrei dos homens que, durante a conquista, chamam as mulheres de “princesa”. Ou porque não sabem realmente o nome delas ou por acharem que o papinho ainda cola. E o pior é que cola, em muitos casos. Tem mulher que sempre espera que o homem que lhe chama de princesa seja um príncipe – e esquece que vivemos fora dos contos de fada. Por isso, quando me veem com essa conversa mole de princesa trato logo de rechaçar a “cultura Cinderela”. Digo mesmo que sou “gata borralheira”, que depois da meia-noite, até antes dela, minha carruagem vira abóbora e se perder meu sapatinho de cristal, volto para casa descalça mesmo. Rarrarrá. Não vendo ilusões. Não sempre. Se os homens fossem assim também, hein?

Beijos.