terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Quando Eu Te Der Um Sorriso... Você Retribui Com Um Sorriso.


Um dia eu ouvi de um poeta anônimo que a melhor maneira pra encurtar a distância entre as pessoas é com um sorriso. Refleti muito a respeito, e não é que o danado tem razão? Na prática eu percebi a diferença.
Pois bem, quem me conhece sabe que sempre fui uma pessoa espontânea e comunicativa, logo, fazer amizades nunca foi muito difícil pra mim.
Bom, isso eu achava antes de me mudar pra Petrolina.

Levei um choque térmico quando vim, com a minha mãe, tentar a vida por aqui. Acostumada com o calor acolhedora na Bahia, onde em 15 minutos de papo você vira amiga de infância daquela pessoa que está ao seu lado no ponto de ônibus, ou, em uma viagem de uma cidade pra outra você fica sabendo da vida daquela pessoa até a terceira geração. Percebi que as coisas por aqui são bem diferentes.
Aqui as pessoas são comedidas e introspectivas. Fazer novas amizades não é uma tarefa muito fácil. Não digo que um povo é melhor que outro, ou que um estado é isso e o outro é aquilo. Falo de diferença cultural, vista claramente.

Mas o foco desse post não é a diversidade cultural do nosso país. Prometo falar em outra oportunidade.
Hoje eu quero falar da chave que abre muitas portas, o gesto que diminui qualquer distância: O sorriso. É sim, o sorriso... Ele mesmo. Aquele visto, compreendido e percebido por todos independentemente da cultura ou idioma.

Pode ser clichê, mas é correto: "gentileza gera gentileza" um gesto sutil, porém delicado, com uma demonstração singela de simpatia você pode transpor barreiras que jamais imaginou. Falo por mim que já tive experiências incríveis, apenas sendo simpática. Tive o privilégio de conhecer pessoas maravilhosas que agregaram tantas coisas boa à minha vida. É a famosa lei do retorno, você planta o bem e colhe o bem, você trata bem e é bem tratado. É como um círculo num processo de constante rotação.

A prova do que eu estou falando é o nosso baby blog. Hoje completamos exatos 93 dias de vida e já reunimos mais de 100 seguidores, temos uma média de 100 acessos diários e já conhecemos pessoas incríveis através desse canal de comunicação. Tudo que nós (Eu e minha parceirona Cinthya) fazemos aqui é com muito amor, cada detalhe é bem pensado, cada tema desenvolvido é feito com muito carinho e cuidado, para tocar o leitor de alguma forma e para agregar algum valor ou experiência à quem está lendo. Confesso, com o coração cheio de felicidade, que nosso objetivo tem sido alcançado. Os números acima, servem para confirmar as minhas afirmações. Nós percebemos que todo amor que depositamos aqui recebemos de volta e em dobro em forma de comentário, email e etc...

Experimenta passar um dia de cara amarrada e mordendo o vento pra ver o que te acontece. No mínimo vai ter um dia de vida perdido.
Se você nunca tentou, faça agora, faça hoje, se permita, dê um sorriso a um estranho, tente ser mais leve e simpático. Você vai ver que experiência incrível você terá. Eu sei que para os tímidos essa missão será um pouco mais difícil, mas não custa nada tentar.

Eu posso afirmar por experiência própria o quão gratificante é essa sensação. Agradeço a Deus todos os dias por ser uma pessoa tão abençoada. Por ter pessoas tão maravilhosas que fazem parte do meu dia-a-dia. Presente de Deus, eu sei. Mas eu sei também que essas pessoas só chegaram a mim, porque eu permiti.

Até vocês que estão por aqui todos os dias, comentando, dando ideias, deixando suas opiniões e acima de tudo, nos cobrindo com tanto carinho são muito especiais, verdadeiros presentes de Deus para essas duas ousadas metidas a escrevedoras de coisas. Nós agradecemos imensamente. E não há melhor maneira de agradecer do que nos dedicando cada dia mais e mais para merecer tanto carinho.

Por tanto, deixo muitos beijos acompanhados de sorrisos à todos.

Verônica

14 comentários:

Van disse...

Vel ...deixo aqui meu sorriso pra vc e digo que tens toda a razão. Sempre saio soltando meus sorrisos gratuitos por aí, uns retribuidos, outros não... Mas nem por isso desisto de sorrir , até mesmo quando a vida me diz não, como disse a Ci no outro post. Sorrir é mágico !

Grande Beijo pras duas !

O Divã Dellas disse...

Pernambucano não é antipático, Dona Verônica.
Apenas somos mais centrados e focados do que os nossos vizinhos da BA!
SÓ ISSO.
(Não cutuque onça com vara curta!)
Rsrsrsrsrsrs
Beijos,
Cinthya

O Divã Dellas disse...

Calma, parceira! Eu não disse isso. Só disse que são DIFERENTES. E isso é fato. Contra fatos não há argumentos.
Antipatia não é a palavra certa pra definir o pernambucano. Não mesmo.

Beijos,

Verônica

Andarilho disse...

O sorriso é a maior arma pros tímidos e pra quem é meio surdo ou gago. Vc sorri e não precisa dizer mais nada, hehehe.

Mariana disse...

Olá!!
Adorei o texto, e concordo completamente! Também sempre fui muito espontânea e fazer amizades pra mim nunca foi uma barreira, mas vez e outra encontro pessoas que parecem não estar dispostas a NADA! Mas sabe, aprendi a "filtrar" essas pessoas, pois existem muitas outras que me receberão com um sorriso. Um exemplo que vc disse e eu concordo é o blog. Fiz amizades incríveis, conheci pessoas maravilhosas e sou muito grata por isso!
Já estou seguindo aqui =)
Beijinhos!!!

http://mmansur.blogspot.com/

@amaliaprade disse...

Um sorriso muda muita coisa mesmo. Também concordo com o poeta =)

Emilene Lopes disse...

Olá!
Uma pura verdade!
Um sorriso abre portas trancadas a sete chaves...

Belo post!

Bjs

Mila

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Coisa bonitinha, Vevel. Tô contigo e não abro.

Beijos,

Bela - A Divorciada

Natália Coelho disse...

Com um sorriso conseguimos qualquer coisa né ?? adorei o texto
Bjinhoss

http://natalia-coelho.blogspot.com

Borboleta no Casulo disse...

Meninassss, um mega sorriso pra vocês e parabéns pelo blog!!
Bjs

Ursula disse...

Verdade, o sorriso abre muitas portas! Eu nâo era muito de sorrir, achava meu sorriso feio, pode???? Mas fui vendo como é terrivel dar de cara com alguem de cara amarrada...
Beijos querida
ursulaferraricoach.wordpress.com

Cynthia Brito disse...

Oi Veronica.
Olha, adorei o tema, também sou muito a favor do sorriso, inclusive tenho alguns textos em meu blog com relação à este tema.

Adorei (:

Beijos, com amor,
Cynthia**

Anônimo disse...

Meninas do meu coração !!!
Vê e Cy !!
Antes de tudo com um sorriso lhes dou um parabéns beeeeeemm grandão por tantos sorrisos agregados !!
É meninas a vida passa rápido e mais rápido que ela temos que ser na hora de virarmos a página para as tristezas e problemas. É isso ai : "a arte de sorrir cada vez que o mundo diz não".

E é sorrindo que convido vocês a passarem no meu bloguinho pra pegarem um presentinho.


beijo lindas !!

Mima D. disse...

Um sorriso abre portas, não é mesmo?
Bem que eu tenho tentado sorrir mais, porque sei que este é o caminho!
Os dias de cara amarrada ainda existem, ainda mais quando o mundo parece estar desabando na minha cabeça, mas confesso que realmente é melhor sorrir que chorar ou brigar...
Esforço e luta diários, mas que são facilitados por companhias maravilhosas, como vocês!!
"Presentes de Deus", de fato.
BEIJOS (assim em maiúsculo mesmo), e muitos sorrisos!