sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O homem é produto do meio


Uma pesquisa feita por um grupo de psicólogos afirma que 95% das crianças que tiveram pais fumantes, em algum momento da vida, tornaram-se adultos fumantes. Isso se aplica ao álcool e outras drogas também.

O comportamento dos pais é fundamental para a formação do caráter dos filhos. As crianças tendem a copiar a atitude daqueles que consideram como heróis.

Pais que possuem perfil agressivo, tendem a criar filhos da mesma maneira. A criança cresce achando que porrada é a solução para todos os problemas.

A máxima do "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço..." não se adequa aos baixinhos. Quantos pais já se viram em uma situação desconfortável por conta da sinceridade inocente dos pequenos? Vários! Minha mãe mesmo já passou por maus bocados...

As crianças falam o que pensam, perguntam sem medo de serem ridicularizadas, estão sempre ávidas por informações e acreditam em tudo que ouvem. É por isso que criança aprende brincando.

Alguns filhos são cópias fies dos pais tal qual uma réplica em miniatura. O temperamento, os trejeitos, os hábitos, as atitudes e a forma de agir são reflexos do que vêm ao logo da vida.

Alguns adultos, copiam o comportamento do seu líder. Na ausência dos pais, seguem os hábitos e as atitudes dos que o lideram, seja o gerente, o pastor, o professor...

O fato inegável é que o ser humano necessita de uma bussula, de um guia, de um exemplo...

Eu não fico fora dessa estatística, já ouvi muitas vezes "Você é igualzinho a sua mãe" e tomo isso como um elogio, posto que minha mãe é a mulher mais honrada e generosa que eu conheço.

Quando a gente olha pra Pedro, vê um pedaço de Cinthya nele. As tiradas fantásticas, o sorriso largo, o jeito espontâneo e sincero... Não há como negar a semelhança entre eles.

Nara e Samuel é do mesmo jeitinho. Samuel é incrivelmente parecido com a mãe em algumas coisas e a cópia fiel de Ivaldo.

Resolvi abordar esse tema hoje para que possamos ter a consciência do tamanho da nossa responsabilidade diante das crianças. O exemplo que damos é infinitamente mais eficaz que qualquer palavra que possamos proferir.

Verônica

3 comentários:

Ricardo disse...

É... Complicado viu!
Esse tema veio a acalhar...
Em casa estamos vivendo um problema sério em que mãe e filho não se acertam nem a pau!!!
E o adolescente em questão é a cópia da mãe quando nessa fase!
É a vida... São os ciclos...
E como diz a música "... ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais."

Selma Helena. disse...

Lá em casa, graças a uma boa educação, copiamos as boas atitudes dos nossos pais. E meu pai fumava e muito. E nem eu e nem meu irmao nunca fumamos. Ao contrário, detestamos cigarro.

Mas o texto é ótimo e passa uma mensagem muito importante para reflexão.

Beijos

Selma

Anônimo disse...

Execelente texto.


Pedro Paulo